Friedrichstadt-Palast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Friedrichstadt-Palast i 2011

O Friedrichstadt-Palast é um teatro de revista construído em 1984 com tecnologia de palco moderna no centro de Berlim. É um dos locais líderes da Europa na apresentação deste tipo de artes performativas, cuja característica representativa é, entre outras, a sua tradicional trupe de bailarinas.

Primeiro edifício[editar | editar código-fonte]

Vista do antigo Friedrichstadt-Palast (à direita) junto à margem do rio Spree

A história do Friedrichstadt-Palast remonta a um pavilhão de mercado antigo, que se encontrava a cerca de 200 metros a sudeste da sua localização atual, cujo endereço oficial em 1867 era Am Zirkus 1.

Em 1873 o edifício foi convertido numa arena de circo de 5.000 lugares sentados.[1] Nas décadas seguintes, o Circo Salamonsky, Renz e Schumann divertiram os berlinenses com as suas atuações.

Em 1910, o pavilhão do mercado tinha sido convertido numa grande arena e Max Reinhardt encenou as primeiras peças de teatro. Reinhardt decidiu reconverter o edifício para a nova utilização, tendo sido reconstruído pelo arquiteto de renome Hans Poelzig.[2][3] O edifício dispunha de um palco rotativo de 18 metros de diâmetro e um proscénio móvel. Foram ainda acrescentadas a iluminação moderna e tecnologia de efeitos.

Em 1924 o novo encenador Erik Charell encena revistas modernas e consegue que estrelas como os Comedian Harmonists ou La Jana atuem no espaço. Durante a era Nazi, o teatro foi renomeado para Theater des Volkes (teatro do povo). Passaram então a ser apresentadas operetas burguesas.

O edifício foi sujeito a grandes danos no início de 1945 devido aos repetidos ataques aéreos. Depois do fim da guerra, o artista Marion Spadoni reabre a casa de espetáculos em maio de 1945. Passou-se então a chamar Palast Varieté e apresentava agora 3.500 lugares sentados. Pela primeira vez esteve em palco uma pequena orquestra infantil.

Em 1949, a cidade de Berlim tomou conta das instalações, o foi-lhes devolvido o nome Friedrichstadtpalast.

A 29 de fevereiro de 1980 o edifício foi fechado devido à cedência significativa das fundações e à deformação dos pilares de suporte. Depois do grupo se ter mudado para o novo edifício em 1985, iniciou-se quase de imediato a demolição do edifício com quase 120 anos.

O teatro atual[editar | editar código-fonte]

Friedrichstadt-Palast

Atualmente, o Friedrichstadt-Palast é o maior e mais moderno palácio de espetáculos na Europa.[4] O novo Friedrichstadt-Palast abriu ao público a 27 de abril de 1984. Tem uma largura de 80 metros, um comprimento de 110 metros e abrange uma área de 195.000 metros cúbicos.

O grande salão do Friedrichstadt-Palast é usado regularmente como espaço para artes performativas, e tem uma capacidade para 1.895 lugares sentados. A sua área cénica de 2.854 metros quadrados é a maior do mundo. O arco do proscénio com 24 metros de largura é o mais largo da Europa.[4] O Friedrichstadt-Palast é único na sua programação, abrangendo espetáculos infantis, atuações com convidados, galas de festivais, e outros. O Palast especializou-se em espetáculos complexos e fantásticos que utilizam a iluminação e tecnologia de palco mais avançadas, com mais de cem artistas e números acrobáticos altamente estilizados.

No seguimento de investimentos avultados que chegam aos milhões, o Friedrichstadt-Palast continua a ser o maior e mais moderno palácio de espetáculos da Europa.[5][4] Atualmente o Friedrichstadt-Palast é conhecido pelo seu programa único e pelo tamanho da sua sala de espetáculos. Aqui, a grande tradição de revista berlinense continua viva. O diálogo em palco foi quase eliminado por completo o que torna o espetáculo adequado para convidados internacionais.

Notas e referências

  1. Wolfgang Carle, Henry Martens:Children, how time flies – A History of the Friedrichstadt Palace Berlin, Henschel VerlagArt and Society, Berlin 1987 have amounted, p. 18
  2. Hans Poelzig:construction of the Great Berlin Schauspielhaus.Commemorate the opening
  3. Heike Hambrock:Marlene Moeschke – staff member?, rediscovered the work of the sculptor and architect provides new information about Hans Poelzig Large Schauspielhaus in Berlin.in:Critical reports.Marburg 29.2001,3, p. 37-53 ((ISSN | 0340–7403))
  4. a b c https://www.palast.berlin/en/home/palast/
  5. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Friedrichstadt-Palast