Fronteira Costa Rica–Nicarágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Costa Rica–Nicarágua
Fronteira Costa Rica–Nicarágua
Fronteira - reservas: da Costa Rica (Refúgio Caño Negro) e da Nicarágua (Los Guatuzos)
Delimita: Costa Rica
Nicarágua
Comprimento: 309 km
Posição: 218
Criação: 1838

A fronteira entre a Costa Rica e a Nicarágua é a linha de 309 km de comprimento, direção leste-oeste, que separa o norte da Costa Rica do território da Nicarágua, se estendendo entre os litorais do Mar do Caribe (L) e do Oceano Pacífico (O). Passa quase junto ao Lago Nicarágua e segue parte do Rio San Juan.

Separa, do Leste para o Oeste:

Essas duas nações integraram as Províncias Unidas da América Central desde 1826 até 1838, quando se desfez essa Federação. A partir daí, as duas nações adquiriram a independência, passando a existir esa fronteira.

Em novembro de 2010 o extremo norte da Isla Calero, uma reserva ecológica, foi foco de conflito entre a Nicarágua e a Costa Rica, e foi ocupada por tropas da Nicarágua.[1] Os dois países divergem na interpretação de três documentos históricos: o Tratado Cañas-Jerez, e os laudos Cleveland e Alexander de E.P. Alexander, que arbitrou o litígio entre ambos em 1897. Nesse ano, o vice-chanceler costarriquenho Carlos Roverssi, queixou-se de que no mapa publicado pela Google Maps a fronteira entre os dois estados tem erros que possibilitaram a entrada na Costa Rica a militares nicaraguenses.[2] O mapa do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) coincide com o do Instituto Geográfico Nacional da Costa Rica, sendo ambos baseados no tratado limítrofe Cañas-Jerez de 1858, bem como no laudo Cleveland, de 1888.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências