Futebol Clube de Pedras Rubras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
F.C. Pedras Rubras
FC Pedras Rubras escudo-1.png
Nome Futebol Clube de Pedras Rubras
Fundação 30 de novembro de 1941 (76 anos)
Estádio Estádio Municipal de Pedras Rubras
Capacidade 5.000
Localização Moreira da Maia, Maia
Presidente Português Alfredo Santos
Treinador Português Hélder Pereira
Competição Campeonato de Portugal Prio
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Futebol Clube de Pedras Rubras é um clube português, localizado na localidade de Pedras Rubras, freguesia de Moreira, concelho da Maia, distrito do Porto.[1] O clube foi fundado em 30 de Novembro de 1941 e o seu actual presidente chama-se Alfredo Santos. Na época de 2016-2017, disputou o Campeonato de Portugal Prio, série B. Os seus jogos em casa são disputados no Estádio Municipal de Pedras Rubras.

História[editar | editar código-fonte]

Em Moreira da Maia existiu o Sport Clube de Moreira da Maia, o Moreira da Maia Futebol Clube e o Atlético Clube da Estação. Por volta dos finais dos anos 30 (1938-39) todos se extinguiram por motivos dos mais variados.

Em 30 de Novembro de 1941, um grupo de Cidadãos reunidos na Quinta de Pedras Rubras, decidiram fundar o Sporting Clube de Moreira da Maia – Pedras Rubras. Porém, como apareceu outro Clube na freguesia de Moreira denominado Sporting Clube de Moreira da Maia – Padrão, em 1942 os de Pedras Rubras passaram a denominar o seu Clube de Sporting Clube de Pedras Rubras.

No entretanto, o Sporting Clube de Moreira da Maia – Padrão extinguiu-se em 1946, pelo que o Sporting de Pedras Rubras mudou, de novo, de denominação, passando, em definitivo, para Futebol Clube de Pedras Rubras, elaborado e legalizado os seus Estatutos em 8 de Fevereiro de 1947. ​Já em 1950 e como o Campo de Jogos era de reduzidas dimensões foi o mesmo ampliado e dotado das medidas mínimas para a prática de futebol de onze a nível oficial, passando a denominar-se Campo “Maria da Fonte”, que era o nome da filha do Sr. Joaquim da Silva Salgueiro.

Em 1946, também é arrendado o Campo de Jogos, em Vila Nova da Telha, ao Sr. Joaquim da Silva Salgueiro, onde se iniciaram os primeiros jogos particulares de verão e os jogos da entretanto criada Secção de Voleibol, apesar de de ter atingido enorme sucesso, acabaou por desaparecer por falta de recinto desportivo adequado à sua prática.

Na época de 1950/51 inicia o Futebol Clube de Pedras Rubras a sua atividade oficial em futebol de onze de maneira ininterrupta, até aos dias de hoje.

O Andebol criado em 1966, devido ao sucesso inicial do clube na modalidade, em 1971, o benemérito António Joaquim da Silva doou ao clube o terreno que agora alberga o complexo desportivo e de lazer que premite a pratica de andebol num pavilhão gimnodesportivo. O andebol entretanto sufreu um enterregono , no entanto em 2013 o FCPR constituiu uma sénior de Andebol e formação feminino. ​

Desde 2005 que o FCPR tem no lugar de Lagielas, em Vila Nova da Telha o Estádio Municipal de Pedras Rubras, onde as equipas de futebol sénior e formação desenvolvem a sua actividade.[2]


Modalidades[editar | editar código-fonte]

O Pedras Rubras actuamente mantem no activo duas secçoes, futebol[3] e andebol [4]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Histórico(inclui 16/17)[editar | editar código-fonte]

Nº Presenças Títulos
Temporadas na 1ª 0
Temporadas na 2ª 0
Campeonato Portugal 4
Temporadas na 2ªB 5
Temporadas na 3ª 5
Honra AF Porto 4
AF Porto Pró-Nacional 1
Taça de Portugal 1
Taça da Liga 0

Andebol[editar | editar código-fonte]

Actualmente disputa a segunda divisão feminina


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.