Futgolf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Footgolf, Futegolf, Futgolf ou ainda Futegolfe é um esporte de precisão no qual os jogadores pontapeiam uma bola de futebol iniciando no tee de um campo de golfe, até que esta caia num buraco no solo e tentando fazê-lo num número mínimo de toques, à semelhança do golfe. O nome do desporto é uma junção das palavras "futebol" e "golf".[1][2].

No mundo, houve várias iniciativas de criar o Footgolf:

Na Espanha, em 1984, Manuel Belmonte Luque, registrou o termo em uma academia;

No Brasil, Antão Virissimo Santor teve a ideia do novo esporte ao ter sua primeira aula de golfe em 1999 e promoveu o primeiro torneio da histária da modalidade nas cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira, em Abril do ano de 2000. Antão usou as regras do golfe com base para o novo esporte e patenteou o termo Futegolfe no INPI (instituto Nacional de Propriedade Industrial) do Brasil em 2004, criou a ABFG (Associação Brasileira de Futgolof) em 2011 e foi seu presidente até 2020, quando a transformou em CBFG (Confederação Brasileira de Footgolf)

Na Suécia, em 2003 foi criada a versão do Futgolf com obstácuilos, por Joakim Viberg, com expansão na Dinamarca, Alemanha e outros países da Europa,

Michael Jansen, aperfeiçoou o Futgolf, chamando-o de Footgolf, em 2009, na Holanda. Definiu o uniforme da modalidade e manteve as regras do golfe, como base, definidas anteriormente, no primeiro torneio da modalidade promovido por Antão Santor no ano de 2000, no Brasil.

Em 2012 foi criada a FIFG (Federation for International Footgolf), durante a primeira Copa do Mundo da Modalidade, na Hungria. A FIFG promoveu sua segunda Copa do Mundo no ano de 2016, na Argentina e a terceira no Marrocos em 2018.

Devido a Pandemia a FIFG cancelou a Copa de 2020 que seria no Japão de vai promover a Copa no ano de 2023, em Orlando nos U.S.

Como se joga:

  1. Vence quem fizer todo o circuito no campo, os 18 buracos, com menos chutes. A bola deve ser sempre jogada a partir do local pré definido para cada buraco e onde parar em um chute, deve ser dado o seguinte, até atingir o buraco. Contam-se todos os chutes e penalizações.
  2. No individual vence que fizer o campo com menor número de chutes. Grandes torneios podem ter 3 ou 4 rodadas em dias diferentes, quando os chutes são somados para se vencer.
  3. O footgolf é um desporto individual, mas pode ser jogado em duplas ou mesmo disputado entre equipes. Não necessita de juíz;
  4. Nas disputas entre equipes aquela que tiver mais jogadores vencendo, é declarada vencedora.

Sendo uma mescla do golfe com o futebol, o footgolf absorve todos os princípios do golfe como respeito aos demais competidores, cavalheirismo e ética nas contagem dos pontos. Do futebol ele usa a bola e segue os movimentos dos chutes, principalmente para se vencer longas distâncias.

De prática mais fácil e amigável que o golfe e menos exigente que o futebol, principalmente quanto ao preparo físico, com menor risco de contusões, o footgolf vem conquistando adeptos no mundo todo, e tornando-se uma paixão de muitos praticantes que o adotam como hobie de estimação, enfrentando grandes viagens para disputar e desfrutar deste esporte que além de ser muito saudável, serve para fazer novas amizades.

Atualmente mais de 40 países, de todos os continentes tem a modalidade oficializada, com maior destaque para Argentina, França, UK e U.S., onde estão a maioria dos campeões mundiais.

Torneios[editar | editar código-fonte]

  • O primeiro torneio da história do Footgolf ocorreu no Brasil no ano de 2000, denominado Brasil 500 anos.
  • A FIFG promoveu três Copas do Mundo: Hungria em 2012, Argentina em 2016 e Marrocos em 2018, além do ranking world Tour a partir do ano de 2017.

COPAS DO MUNDO de Footgolf[editar | editar código-fonte]

O primeiro campeonato mundial foi realizado em Budapeste, Hungria: em junho de 2012, oito países (Hungria, Argentina, Bélgica, Grécia, Países Baixos, Itália, México e Estados Unidos da América) reuniram-se em Budapeste, sendo o campeonato disputado no campo de golfe Kisoroszi. Cerca de 80 jogadores circularam pelos 18 buracos no primeiro dia, e outros 18 no segundo. No final o húngaro Béla Lengyel foi o primeiro classificado, ficando à frente dos também húngaros Peter Nemeth (2.º) e Csaba Féhér (3.º).[3]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

O footgolf em Portugal foi apresentado em 9 de fevereiro de 2013, em Cascais.

RESULTADOS 1 Alexandre TAVARES (42) 2/Tiago FORSECA (44) 3/Pedro XAVIER 45 * Count back 4/Paulo ARMARDA 45 * Count back 5/Diogo MARTINEZ 45

HOLE IN ONE (Ghole 2) Francisco CYRNE “Longest kick “> Diogo MARTINEZ “Nearest the Ghole”> PEDRO XAVIER

[4] É regulado pela Associação Desportiva Portuguesa de Footgolf.

Referências

  1. «Foot/golf fusion sport growing around the globe». Rediff. 14 de novembro de 2012. Consultado em 20 de novembro de 2012 
  2. globoesporte.globo.com/ Após vitória, Rafael Toloi e Douglas curtem domingo em torneio de futgolf
  3. «World Cup 2012». First Hungarian FootGolf Club. Consultado em 20 de novembro de 2012. Arquivado do original em 30 de agosto de 2013 
  4. expresso.pt (10 de fevereiro de 2013). «Sabe o que é footgolf?». 10 de fevereiro de 2013. Consultado em 10 de fevereiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]