Gabriel Guimarães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gabriel Guimarães
Deputado federal por  Minas Gerais
Período desde 1 de fevereiro de 2011
Dados pessoais
Nome completo Gabriel Guimarães de Andrade
Nascimento 6 de junho de 1983 (36 anos)
Governador Valadares
Alma mater Centro Universitário de Brasília
Partido PT
Profissão Advogado

Gabriel Guimarães de Andrade (Governador Valadares, 6 de junho de 1983) é um político brasileiro, deputado federal pelo Estado de Minas Gerais

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gabriel Guimarães foi reeleito deputado federal em 2014, pelo Partido dos Trabalhadores, ao segundo mandato, com 200.014 votos, tendo sido o quinto mais votado de Minas Gerais na 55a Legislatura (2015-2019). Na Câmara dos Deputados, integra as Comissões de Meio Ambiente e a de Minas e Energia.

Em 2015, Gabriel Guimarães assumiu a importante função de atuar como líder do Governo de Minas junto à Bancada Federal no Congresso Nacional. É um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia e integra a Frente Parlamentar Municipalista, a Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura e a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético.

Representante do Partido dos Trabalhadores como vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude,Gabriel luta pelo fortalecimento das políticas públicas para os jovens, a ampliação do diálogo entre poder público e juventude, além de atuar pela implantação das escolas técnicas federais e pela interiorização dos cursos superiores de ensino no estado.

Na Câmara dos Deputados, Gabriel trabalha para levar transparência aos partidos políticos através de regulamentação; também é autor do projeto de lei que prevê a extensão dos benefícios dos municípios do Norte do país aos municípios da SUDENE em Minas; relator do projeto que permitiu a ampliação do parcelamento de débitos tributários (Refis) para dívidas que venceram até 31 de dezembro de 2013 e da implantação de novas regras de estímulo ao setor automotivo (Inovar Auto). Seu trabalho foi fundamental para a implantação de novas varas trabalhistas no estado; também seu apoio ao projeto do Governo Federal, o PROSUS, que beneficia entidades filantrópicas ligadas à saúde de todo o país; o acordo com a homologação do Ministério da Fazenda que prevê formas de pagamento para que o Galo possa quitar seus débitos inscritos na Dívida Ativa da Fazenda Nacional; entre outros projetos e ações essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população do Brasil e de Minas Gerais.

Gabriel é autor do projeto de lei que tem movimentado principalmente o setor gastronômico de todo o país, que luta para que a gastronomia seja reconhecida como cultura, integre e receba os benefícios da Lei Rouanet. Um dos mais consagrados chefs do país conhecido internacionalmente, Alex Atala, lidera um movimento através do Instituto ATÁ pela aprovação do projeto que visa reconhecer oficialmente a gastronomia brasileira como manifestação cultural. Conhecido como Eu Como Cultura o movimento busca reunir 1 milhão de assinaturas para que o projeto de lei entre em votação na Câmara dos Deputados.

Em dezembro de 2014, o deputado Gabriel Guimarães recebeu grande destaque como terceiro parlamentar mais bem avaliado entre os 513 deputados federais no Ranking do Progresso: os melhores parlamentares da Câmara Federal, segundo o estudo da Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP – UERJ).

Experiência Profissional[editar | editar código-fonte]

Formado em Direito no Centro Universitário de Brasília/DF (UNICEUB), em 2009, Gabriel adquiriu relevante experiência profissional. Trabalhou no Ministério Público Estadual de MG, na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, no Tribunal de Justiça-MG, no Tribunal de Justiça do DF, na assessoria da Presidência da Câmara do Deputados, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal - seção MG - no escritório de Direito Tributário, Sacha Calmon & Mizabel Derzi, além de ser sócio fundador da sociedade de advogados ANDRADE, ANTUNTES E HENRIQUES, com foco no direito privado.

Trajetória Política[editar | editar código-fonte]

Desde cedo, Gabriel se interessou pela política e filiou-se no Partido dos Trabalhadores. Militou na juventude do PT na Região do Vale do Aço e em Belo Horizonte, participando diretamente dos debates e campanhas políticas. A opção pela vida pública teve forte influência dos familiares, tanto da mãe, Mara Guimarães, ambientalista, quanto do pai, o ex-deputado federal Virgílio Guimarães, ambos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Trajetória Pessoal[editar | editar código-fonte]

Gabriel nasceu no dia 6 de junho de 1983, na Maternidade Santa Terezinha, em Governador Valadares, cidade dos seus familiares maternos. Passou a maior parte da sua infância em Belo Horizonte, onde morou nos Bairros Jardim América e Cidade Nova. Passou a adolescência em Ipatinga, Betim e voltou para Belo Horizonte ainda muito jovem. Nesse período, morou no Bairro Santa Tereza com o seu pai, Virgílio Guimarães, e no Bairro Funcionários com sua mãe, Mara Guimarães, seus dois irmãos, Marcela e Nícolas e com seu padrasto Carlinhos. Aos 22 anos, casou-se com Bruna Guimarães, filha de grandes amigos da família, Neusinha e Alfredo, ex-jogador do Galo, seu time do coração. Em junho de 2013,nasceu sua maior alegria, Leonardo, seu filho, seu grande amigo. Em 2015 o casal teve uma filha, Gabriela, o nome foi escolhido pela esposa para homenagear o pai, Gabriel.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]