Gabriel Tavares Leite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gabriel Tavares Leite, primeiro e único barão de Tavares Leite, foi um comerciante luso-brasileiro.

Recebeu o título de barão do rei Dom Carlos I de Portugal em 1906, em forma de reconhecimento pelos serviços prestados à Coroa Portuguesa. Português de São João da Madeira, nasceu no dia 29/11/1860, veio jovem ao Brasil, onde contraiu matrimonio em 1884, com Florinda Estefânia Machado, com quem teve três filhos: Antônio, Isabel e Ema..

Após alguns anos fixou residência na cidade de Jaguarão, onde se tornou próspero comerciante. Era também vice-cônsul de Portugal na cidade de Jaguarão, e também foi agraciado como Comendador. Casou-se em segundas núpcias, pois tinha enviuvado, com a senhora Palmira Balhego, tornando-se ela a Baronesa de Tavares Leite, com quem teve um único filho: Lourival Tavares Leite (nascido em 1897), tendo sido este um conhecido político e comerciante da cidade. O Barão de Tavares Leite Faleceu na cidade de Jaguarão, no dia 13 de julho do ano de 1932.