Ganho mecânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Física.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Este artigo está para revisão desde fevereiro de 2008.

Ganho mecânico (ou Vantagem Mecânica) é a razão entre a força exercida por um mecanismo e a força aplicada sobre o mesmo.O exemplo mais simples é a alavanca,em que a razão das forças é igual à razão entre os comprimentos dos braços da alavanca.Um outro exemplo é o sistema formado por corda e roldana. Se a corda passa duas vezes entre as roldanas superior e inferior,então a vantagem mecânica é de quatro para um. De acordo com a lei da conservação de energia,a energia total fornecida a um sistema não pode ser maior que a energia obtida.Desta maneira,para uma vantagem mecânica de 4:1,a força aplicada deve percorrer uma distância pelo menos quatro vezes maior que a distância percorrida pela corda.