Gato de pelo curto europeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um exemplar da espécie

O Gato de pêlo curto europeu é uma das raças de ocorrência mais comum e sua principal característica é a miscigenação de várias espécies. É um padrão de raças de gatos domésticos que tem como principal aspecto o pelo curto, entre outras feições características. Essas raças compartilham entre si o fato de derivarem de gatos criados nas ruas das cidades, desenvolvendo-se naturalmente, por meio da seleção natural.

Raças[editar | editar código-fonte]

Pêlo curto brasileiro[editar | editar código-fonte]

O pêlo é bem deitado junto ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais a largura da base, bem colocadas. Os olhos ligeiramente oblíquos e o nariz da mesma largura da base ate a ponta, sem nenhum stop. Peito largo, pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também de tamanho médio. 0 corpo é forte, musculoso, mas o aspecto geral é de um gato muito ágil e elegante. Não tão esguio como o siamês e o oriental, nem tão corpulento como o persa e os gatos euro­peus. O rabo, de comprimento médio, é grosso na base, afinando até a ponta.

Pêlo curto americano[editar | editar código-fonte]

O gato americano de pelo curto é uma raça robusta que deve os gatos de trabalho que os primeiros colonos trouxeram muito para os Estados Unidos mas sua genealogia volta até uma Belle masculina avermelhada, chamada listrada que o correspondente foi da Inglaterra para o começo do século XIX, e que foi o primeiro registrando em baixos Estados Unidos o título "de pelo curto." Depois ele/ela os conheceu a ele como "Doméstico de pelo curto", mas de 1966 o nome oficial foi "americano de pelo curto". Esta raça tem uma forma menos quadrada que o do bretão de cabelo curto.

Pêlo curto inglês[editar | editar código-fonte]

Muito tranquilo, muito sociável e sendo incrivelmente independente, o British Shorthair, afeiçoando-se à todos na família. Adora brincar, principalmente, com as crianças da casa e, também, com cães.

Entre outras características, é um grande caçador. Apesar de seu porte robusto, é bastante manso e enfrenta qualquer situação com absoluta calma.

Pêlo curto europeu[editar | editar código-fonte]

Os gatos que recebem a denominação de Europeu são conhecidos por serem gatos de boa qualidade, de pêlo curto, que vivem não só na Europa mas também em outros locais do mundo, desde que em ambiente doméstico. Estes gatos não gostam de conviver com outros gatos se não for á nascença. Eles sopram-nos e podem matá-los se lhes der na cabeça

O Europeu tem uma boa tendência à domesticação, sendo um animal muito companheiro. Em troca exige que respeitem seus hábitos e sua liberdade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

ligações: apenas o meu gato europeu

Ícone de esboço Este artigo sobre gatos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.