Gavroche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilustração de Gavroche por Émile Bayard.

Gavroche é uma personagem do célebre romance Os Miseráveis, de Victor Hugo. Era filho dos Thénardier, que não pareciam se importar com o menino - quando ia visitar a família, só encontrava miséria e nenhum sorriso. Apesar de preterido e abandonado, era um menino alegre e gostava de sentir-se livre. Gavroche é um personagem pouco presente durante a maior parte do enredo, ganhando maior destaque no final do livro.

A palavra gavroche foi incorporada como substantivo comum à francês, significando menino parisiense, zombeteiro, inteligente e corajoso, e também como adjetivo, no sentido de irreverente ou zombeteiro.

Inspiração do personagem[editar | editar código-fonte]

Detalhe de A Liberdade guiando o povo, mostrando o menino com as pistolas.

O personagem Gavroche pode ter sido inspirado pelo menino que aparece em A Liberdade guiando o povo, pintura de Eugène Delacroix que retrata a bem-sucedida Revolução de Julho de 1830, ocorrida dois anos antes dos eventos narrados em Os Miseráveis.[1] A pintura mostra os revolucionários saindo de uma barricada e avançando contra as forças da ordem. Um menino, empunhando pistolas, vai à frente do grupo, ao lado da figura da Liberdade, que carrega a bandeira tricolor.[2] [3]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário


Referências

  1. Mould, Michael, The Routledge Dictionary of Cultural References in Modern French, Taylor & Francis, 2011, p.112.; . Berg, William, Imagery and Ideology: Fiction and Painting in Nineteenth-Century France, Associated University Presse, 2007, p.106.
  2. Gilles Néret, Eugène Delacroix, 1798-1863: The Prince of Romanticism, Taschen, 2000, p. 26.; Pool, Phoebe (1969). Delacroix. London: Hamlyn, p.33
  3. Albert Boime, Art in an Age of Civil Struggle, 1848-1871, University of Chicago Press, Chicago, 2007, p.16
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.