Georges Masri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Georges Masri (Aleppo, 26 de maio de 1968) é um clérigo sírio e arcebispo greco-católico melquita de Aleppo.[1]

Georges Masri frequentou a Escola Primária dos Irmãos da Escola Marista e depois a Escola Al-Iman em sua cidade natal. Ele então estudou literatura francesa em Aleppo antes de entrar no seminário patriarcal de Saint Anne em Raboueh em 1987. A partir de 1995, Masri estudou filosofia e teologia católica no Instituto St. Paul de Teologia e Filosofia em Harissa. Em 24 de abril de 1999, Masri recebeu o Sacramento da Ordem do Arcebispo greco-católico melquita de Aleppo, Jean-Clément Jeanbart BA.

De 2000 a 2013, Georges Masri foi pároco da paróquia de St Dimitrios em Jabrie. Ele também trabalhou como espiritual para vários movimentos espirituais.[2] Masri também foi responsável pelo jornal da igreja diocesana. Em 15 de agosto de 2013, Georges Masri Synkellos tornou-se a Arquieparquia de Aleppo.[2] Ao mesmo tempo, ele recebeu o título honorário de Arquimandrita.

O Sínodo dos Bispos dos Bispos Greco-Católicos Melquitas o elegeu Arcebispo de Aleppo em 26 de junho de 2021. O Papa Francisco aprovou a eleição em 17 de setembro de 2021.[2] O patriarca greco-católico melquita de Antioquia, Joseph Absi SMSP, o consagrou bispo em 27 de novembro do mesmo ano na Igreja de São Jorge em Aleppo; Os co-consagradores foram o arcebispo greco-católico melquita emérito de Aleppo, Jean-Clément Jeanbart BA, e o vigário patriarcal de Damasco, o arcebispo Nicolas Antiba BA. A posse aconteceu no dia seguinte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Georges Masri

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. a b c vatican.va. «Elezione dell'Arcivescovo Metropolita di Aleppo dei Greco-Melkiti (Siria)» (em italiano). Consultado em 17 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.