Geraldo Pastana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Geraldo Irineu Pastana de Oliveira
Prefeito de Belterra
Período 1 de janeiro de 2005
em exercício
Sucessor(a) -
Partido Partido dos Trabalhadores

Geraldo Irineu Pastana de Oliveira começou sua carreira pública como sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, no início dos anos 80, do século passado. Depois foi líder político do Partido dos Trabalhadores (PT). Logo após, foi o primeiro candidato do PT a prefeito em Santarém, quando a cidade deixou de ser área de segurança nacional, em 1985. Se elegeu deputado estadual e federal nos anos 90.

Pastana, como é conhecido, teve uma história de enfrentamento com a ditadura militar e os políticos tradicionais de Santarém. Ocupou cargos na direção estadual e nacional do PT, com destaque para a Secretaria Agrária Nacional do partido.

Atualmente, Pastana é prefeito de Belterra, cidade paraense às margens do rio Tapajós, região de grande influência política sua, desde quando Belterra ainda pertencia à Santarém, até início dos anos 90.

Precedido por
Lista de prefeitos de Belterra
2005 — atualidade
Sucedido por


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.