Gerenciador de Programas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gerenciador de Programas é o aplicativo principal que foi criado em 1990 no Microsoft Windows, na versão 3.x.

O aplicativo permite visualizar os programas e aplicativos em janelas, chamadas grupos. O aplicativo permite criar grupos, excluir, criar itens de programa, fechar programas que estão com falhas, organizar, arrastar, fechar um programa e encerrar o Windows.

A alteração principal no aplicativo foi em 1992, no Windows 3.1, quando foi criado o grupo Rede. O grupo mostrava os aplicativos especializados em rede, como o Mail, o Schedule+, o Gerenciador da Rede, o Monitor do Sistema, entre outros.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O aplicativo possui grupos de programas, como os programas principais (Área de transferência, Painel de controle, etc.), acessórios, jogos e a pasta Iniciar, onde são colocados os programas que serão executados quando o Windows for iniciado.
  • Inicialmente, o programa era chamado MS-DOS Executive. Em 1995, o Windows introduziu o Menu Iniciar.
  • No Windows 3.x, o aplicativo fez sucesso, graças às novas opções. Diversos aplicativos e grupos de programa incorporaram o Program Manager.
  • Com o Windows NT, o aplicativo ganha mais um grupo, Ferramentas Administrativas, com programas especializados em administração.
  • No Windows 95, o aplicativo passa a se chamar Menu Iniciar, com grupos de programas e aplicativos diferentes do Gerenciador de Programas. Primeiramente, era um menu onde é possível acessar programas, documentos, mudar configurações, pesquisar, obter ajuda, executar programas e desligar o computador, depois um menu na qual permite acessar programas e pastas no botão.
  • Nas versões do Windows em 32 bits, o aplicativo é localizado no diretório C:\Windows\Progman.exe.
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.