Gerenciamento de configuração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Gerenciamento de configuração (GC) é o registro e atualização detalhada de informações que descrevem o hardware e software de uma empresa. É um processo para estabelecer e manter a consistência do desempenho de um produto, atributos funcionais e físicos com os seus requisitos, design e informação operacional ao longo de sua vida. O processo de GC é amplamente utilizado por organizações de engenharia militar para gerir sistemas complexos, tais como sistemas de armas, veículos e sistemas de informação. Fora do ramo militar, o processo de GC também é usado com o gerenciamento de serviços de TI, tal como definido pela ITIL, resp. ISO / IEC 20000 e com outros modelos de domínios na engenharia civil e outros segmentos de engenharia industrial, tais como estradas, pontes, canais, barragens e edifícios.