Geronimo (exclamação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emblema da 501º Batalhão de Infantaria de Paraquedistas.

Geronimo! é uma exclamação ou grito de guerra ocasionalmente usada durante o salto por paraquedistas ou, mais geralmente, qualquer um que esteja para pular de uma grande altitude, ou ainda como exclamação de alegria e satisfação. O grito foi originado nos Estados Unidos.

Origens[editar | editar código-fonte]

Há pelo menos duas explicações diferentes das origens da exclamação no Fort Benning, Geórgia onde alguns dos primeiros saltos de paraquedas do Exército Americano ocorreram nos anos 1940.

De acordo com o paraquedista Gerard Devlin, esta exclamação data de agosto de 1940 e é atribuída ao Soldado Aubrey Eberhardt, membro do pelotão de testes de paraquedas no Fort Benning. O paraquedas tinha sido recentemente adotado pelas tropas e este pelotão foi o primeiro a testá-lo. Na véspera do primeiro salto, o pelotão decidiu acalmar os nervos passando o dia assistindo à filmes no Main Post Theatre e a noite em uma biergarten local. O filme que assistiram foi um western sobre o nativo americano e chefe tribal Geronimo. O título é incerto, mas foi provavelmente o filme de 1939 Geronimo com Andy Devine e a estrela de O Cavaleiro Solitário, Chief Thundercloud no papel título.

No caminho de volta aos barracões, os camaradas de Eberhardt o provocaram dizendo que ele ficaria tão assustado na hora do salto que não lembraria do próprio nome. Eberhardt rebateu: "Tudo bem, caramba! Eu vou dizer a vocês, palhaços, o que vou fazer! Para provar que não vou ficar com medo, quando eu pular vou gritar Geronimo bem alto quando sair por aquela porta amanhã!" Eberhardt manteve sua promessa e o grito foi gradualmente adotado por outros membros de seu pelotão.[1]

Eu seu livro, Beyond Band of Brothers: The War Memoirs of Major Richard Winters, Winters oferece uma explicação diferente: O 501º Regimento de Infantaria no Fort Benning iria fazer seu primeiro salto. Na época havia uma canção popular chamada 'Geronimo' que rapidamente se tornou a favorita entre as tropas. O comandante, no entanto, insistia que eles deveriam pular e gritar "Currahee", o nome de um monte no Camp Toccoa, seu primeiro campo de treinamento. Os paraquedistas subiam e desciam constantemente o monte durante o treinamento. Este percurso era conhecido pelas tropas como "3 milhas acima, 3 milhas abaixo".

O líder indígena Geronimo.

Existe ainda uma terceira explicação. O local conhecido como Medicine Bluffs no Fort Sill, Oklahoma onde Geronimo foi preso como Prisoneiro de Guerra e seu túmulo está localizado nos penhascos íngremes que passaram a ser conhecidos como Geronimo's Bluff.[2][3] Muitas mentiras foram contadas sobre Geronimo enquanto estava no Fort Sill. Foi dito que certo dia Geronimo, com o exército atrás dele fez um salto a cavalo por um penhasco quase vertical, uma proeza que o pelotão não poderia fazer. A lenda continua dizendo que no meio do salto para a liberdade ele deu o grito ensurdecedor “Geronimo-o-o!”[4][5]

Resposta[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, o alto escalão estava cauteloso do grito, alegando que ele consistia em falta de disciplina. Outros diziam que isto mostrava bravura e deveria ser encorajada. Eventualmente a última visão venceu e quando a infantaria de paraquedistas do Exército cresceu o grito cresceu com ela. Em 1941, o primeiro regimento de paraquedista do Exército, o 501º Regimento de Infantaria de Paraquedista (PIR) (agora chamado 501º Regimento de Infantaria), incorporou o nome "Geronimo" em sua insígnia, com a permissão da verdadeira família de Geronimo.[6][7] O grito também foi incorporado na canção Down From Heaven do Tenente Coronel Byron Paige.

Até então, a cobertura das façanhas dos paraquedistas durante a Guerra tinha feito o grito "Geronimo" conhecido ao público em geral e seu uso se espalhou para além das forças armadas e da força aérea.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Devlin, Gerard M (1979). Paratrooper!. New York: St. Martin's Press. p. 70 
  2. http://virtualglobetrotting.com/map/medicine-bluffs-geronimo/view/google/
  3. http://www.oksenate.gov/senate_artwork/images/artwork/medicine_bluff_at_ft_sill.html
  4. http://nativeamericannetroots.net/diary/146
  5. http://sill-www.army.mil/History/_bios/geronimo_pow.htm
  6. Geronimo at B-Westerns, consultado em 4 Junho de 2007
  7. The Straight Dope Why do parachutists yell "Geronimo!" when jumping from an airplane?", retrieved 4 June 2007