Gincana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gymkhana, competição motociclista em Wünsdorf, Alemanha.
Hotel Gymkhana, Índia.

Uma gincana (palavra de origem indiana) é um tipo de competição, muitas vezes recreativa, que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais(união também, ocasionalmente) dos membros de duas ou mais equipes. Elas são divididas em várias provas com características extravagantes e sem utilidade prática, alguns exemplos são:

  • "Caça ao tesouro": a organização da gincana elabora pistas para que as equipes possam encontrar um "tesouro". Juntamente há tarefas noturnas, onde organizadores do evento escondem-se em locais da cidade e as equipes devem encontrá-los.
  • Provas de caráter cultural, com perguntas de temas e formatos variados, como apresentações artísticas de teatro e dança, gravações de vídeos e etc.
  • Tarefas de lógica onde as equipes participantes devem "matar a charada" proposta e entregar o objeto ou resposta solicitada.
  • Tarefas de relíquias onde as equipes devem entregar os objetos solicitados que podem ser álbuns, revistas, latas, coleções, brindes e etc.
  • Competições esportivas, onde as equipes formam times a fim de jogar um respectivo esporte uns contra os outros.