Trabalho em equipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Polícia Militar em operação de proteção aos torcedores da Fórmula Um em Interlagos.

Trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.

O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho. Uma revisão de 2012 da literatura acadêmica descobriu que a palavra "trabalho em equipe" foi usada como "catchall" para se referir a uma série de processos comportamentais e estados emergentes ".[1]

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.

Negócios[editar | editar código-fonte]

Nas empresas o trabalho em equipa é crucial para a concretização dos objetivos por ela delineados. John C. Maxwell, no seu livro Teamwork Makes The Dream Work refere que trabalhar em conjunto é importante em todas a vertentes da vida, sejam elas pessoais ou profissionais. Se houver um objetivo estabelecido pelo desempenho de um grupo de pessoas, é mais provável que cada um se sinta obrigado a agir nesse sentido e produzindo assim maiores resultados.

Tecnologia da informação[editar | editar código-fonte]

O trabalho em equipe tem se mostrado crucial não somente na área de tecnologia da informação, mas também em quase todas as áreas de negócio, já que a evolução tecnológica afetou (positivamente) também outras áreas, como a indústria, os transportes, a logística, a medicina, a educação etc., disseminando e pulverizando o conhecimento em múltiplas áreas de especialização. O século XXI firmou a metodologia do trabalho em equipe como forma definitiva de executar projetos e também meios de produção.[2]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Exemplo de uma atuação de um trabalho em equipe são os esportes ou atividades, em que times ou seleções jogam umas contras as outras.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em cuidados de saúde, o "trabalho em equipe" é "um processo dinâmico envolvendo dois ou mais profissionais de saúde com antecedentes e habilidades complementares, compartilhando objetivos comuns de saúde e exercendo esforços físicos e mentais concertados na avaliação, planejamento ou avaliação do paciente Cuidado".[3]

Referências

  1. Valentine, Melissa A., Ingrid M. Nembhard, and Amy C. Edmondson (12 de abril de 2012). «Measuring Teamwork in Health Care Settings: A Review of Survey Instruments» (PDF). Working Paper 11-116. Harvard Business School. Consultado em 26 de abril de 2012 
  2. Definindo Escopo em Projetos de Software. São Paulo: Novatec. 2015. ISBN 978-85-7522-429-8  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  3. «Teamwork». Merriam-Webster Dictionary online. Consultado em 26 de abril de 2012 


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.