Girômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Girômetro (português brasileiro) ou girómetro (português europeu) ou giroscópio de medição é um instrumento destinado a medir movimentos de rotação, ou, melhor definindo, taxas de variação de ângulo, ou ainda velocidade angular.[1] Um giroscópio ou um sensor de rotações a laser são exemplos de girômetros.

Um tipo simples é girômetro de líquido. É constituído por um tubo de vidro orientado verticalmente ligado a braços cheios com um líquido (por exemplo, o mercúrio) e montado sobre um eixo vertical. Quando o instrumento gira em seu eixo de rotação, o fluido é pressionado no sentido externo da rotação (pela pseudoforça centrífuga e sobe ao longo das hastes externas. O nível do líquido pode ser lido e será relacionado em sua altura à velocidade de rotação do equipamento. Por este princípio de funcionamento, esta construção de um girômetro pode defini-lo como sendo um manômetro.

Girômetro de Brown (1880).

O anemômetro líquido de Gradenwitz é um girômetro, que é forma um conjunto com um anemômetro para medir a velocidade do vento.

Girômetros de extrema sensibilidade e precisão podem ser construídos usando como fluido o isótopo hélio-3 resfriado até se comportar como superfluido, e tubos capilares.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pavel Ripka, Alois Tipek; Modern Sensors Handbook (Google e-Livro); John Wiley & Sons, 2013 - books.google.com.br
  2. Yury Mukharsky, Olivier Avenel, Éric Varoquaux; Rotation measurements with a superfluid 3He gyrometer; Physica B 284}288 (2000) 287}288.