Grace Cunard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grace Cunard
Nome completo Harriet Mildred Jeffries
Nascimento 8 de abril de 1893
Columbus, Ohio
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 19 de janeiro de 1967 (73 anos)
Los Angeles, Califórnia
Ocupação Atriz
diretora de cinema
roteirista
produtora de cinema
Atividade 1910–1946
Cônjuge Joseph Moore
Jack Shannon (1925–1967)
IMDb: (inglês)

Grace Cunard (Columbus, Ohio, 8 de abril de 1893Los Angeles, Califórnia, 19 de janeiro de 1967) foi uma atriz, roteirista, diretora e produtora de cinema estadunidense. Grace é irmã da também atriz Mina Cunard.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida Harriet Mildred Jeffries em Columbus, Ohio, na juventude atuou no cinema mudo, sob o nome Grace Cunard. Apesar de não documentado, acredita-se que fez sua estreia em 1910, num papel não creditado em uma produção de D.W. Griffith para a Biograph Studios.

Em 1911, atuou num papel secundário significativo no filme de Western de Thomas H. Ince, Custer's Last Fight. Após alguns westerns, passou a trabalhar com o ator e diretor Francis Ford na Universal Studios, em alguns dramas, e alcançou fama considerável em seriados. Ela estrelou o primeiro seriado da Universal Pictures,[1] Lucille Love, Girl of Mystery (1914), e se tornou a rainha dos seriados da Universal. No ano seguinte, estrelou o seriado de aventura e mistério The Broken Coin,[2] e em 1916, o grande sucesso The Adventures of Peg o' the Ring.[3] e The Purple Mask.[4]

Grace Cunard card.jpg

Em uma época em que a indústria cinematográfica incipiente levou atores e outros profissionais de estúdio de cinema a campo, para fazer várias tarefas, Cunard não foi excepção e escreveu perto de uma centena de roteiros. Também, entre 1914 e 1921, dirigiu 11 filmes e produziu dois outros. Com a idade, passou a fazer filmes B e papéis secundários ou pequenas “pontas”. No entanto, ela trabalhou regularmente até meados da década de 1940, principalmente na Universal. Dois de seus papéis mais visíveis foram no seriado Gang Busters, de 1942 (um papel pequeno, mas importante o suficiente para seu nome aparecer com destaque nos anúncios e cartazes, para a audiência dos seriados) e o musical de 1945, de Gloria Jean e Kirby Grant, Easy to Look At (no qual ela interpreta uma costureira da Broadway). Quando a Universal mudou de mãos em 1946, interrompendo seu programa de seriados e recursos de baixo orçamento, Cunard aposentou-se, aos 53 anos de idade.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Cunard foi casada duas vezes. A primeira vez foi com o ator Joseph Joe Moore;[5] após seu divórcio, em 1925, casou-se com o dublê de filmes Jack Tyler Shannon, com quem permaneceu pelo resto de sua vida.

Grace Cunard Shannon morreu de câncer em 1967, em Woodland Hills, Los Angeles, Califórnia. Seu marido faleceu em dezembro do ano seguinte, e foram sepultados juntos no Oakwood Memorial Park Cemetery, em Chatsworth, Los Angeles, Califórnia.

Filmografia seleta[editar | editar código-fonte]

Hell's Crater (1918)
Elementos da produção e elenco do seriado mudo The Broken Coin, de 1915. Grace Cunard e Francis Ford estão no centro no trono, a jovem atriz Gertrude Short está sentada no chão na frente de Miss Cunard, e John Ford é o terceiro da esquerda. Uma câmera de cinema da Pathé está à direita em frente do cameraman, muito provavelmente Harry McGuire Stanley.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Grace Cunard