Gregorio Nicanor Peña Rodríguez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gregorio Nicanor Peña Rodríguez (Baitoa, República Dominicana, 12 de março de 1942) é um ministro dominicano e bispo católico romano emérito de Nuestra Señora de la Altagracia en Higüey.

Gregorio Nicanor Peña Rodríguez recebeu o Sacramento da Ordem em 22 de junho de 1968 para a Diocese de Santiago de los Caballeros.

Em 16 de dezembro de 1996, o Papa João Paulo II o nomeou o primeiro bispo da Diocese de Puerto Plata, que foi criada na mesma data. O Arcebispo de Santiago de los Caballeros, Juan Antonio Flores Santana, o consagrou em 25 de janeiro de 1997; Os co-consagradores foram o Bispo Emérito de Santiago de los Caballeros, Roque Adames Rodríguez, e o Bispo de Baní, Príamo Pericles Tejeda Rosario.

Em 24 de junho de 2004, João Paulo II o nomeou Bispo de Nossa Senhora da Altagracia em Higüey.[1] A posse ocorreu em 21 de agosto do mesmo ano.

O Papa Francisco aceitou sua aposentadoria em 30 de maio de 2020.<x ref>«Rinuncia del Vescovo di Nuestra Señora de la Altagracia en Higüey (Repubblica Dominicana) e nomina del successore». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 30 de maio de 2020. Consultado em 30 de maio de 2020 </ref>

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Gregorio Nicanor Peña Rodríguez

Referências

  1. vatican.va (24 de junho de 2004). «NOMINA DEL VESCOVO DI NUESTRA SEÑORA DE LA ALTAGRACIA EN HIGÜEY (REPUBBLICA DOMINICANA)» (em italiano). Consultado em 21 de janeiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.