Grupo Académico da Juventude de Alcochete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Académico da Juventude de Alcochete
Nome Grupo Académico da Juventude de Alcochete
Nome Abreviado G.A.J.A.
Cidade Portugal Alcochete
Fundação 1977
Presidente Horácio Quadrado
Sede Rua Artur Garrett, 26 2891-010 Alcochete
Pavilhão Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete


Capacidade 300

O Grupo Académico da Juventude de Alcochete , Associação Desportiva de Utilidade Pública, está sedeado em Alcochete, distrito de Setúbal e funciona enquanto Associação desde 1 de Outubro de 1965, ano em que foi fundado, na altura sob a designação de "Clube de Futebol da 5ª e 6ª Classes". A ideia partiu de alguns dos alunos que frequentavam essas mesmas turmas, com o objectivo de formar uma equipa de futebol, que pudesse participar em torneios com outras escolas da região.

Anos mais tarde surgem novas convicções e o Clube adopta o nome de "Grupo Académico Juventude da Casa do Povo de Alcochete", fruto duma relação estreita com a Casa do Povo de Alcochete, ligação esta que viria a marcar a atitude e cultura do Clube no período pós-25 de Abril.

Finalmente em Junho de 1977 o Clube adoptou o nome que ainda hoje utiliza, Grupo Académico da Juventude de Alcochete, adoptado depois de um desentendimento com a Casa do Povo local, o que forçou também a mudança de instalações.

A 29 de Setembro de 1979 o Académico Alcochete foi reconhecido como Instituição de Utilidade Pública, pelo então Primeiro-Ministro, Prof. Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, estatuto conseguido pelo vasto trabalho do Clube junto da comunidade, em especial dos jovens.

Em 2003, e após duro esforço, o Clube obteve o Estatuto de Mecenato ao abrigo do Decreto-lei n°.74/99 de 16 de Março, facto que foi considerado uma importante mais valia, tendo em conta que alarga as possibilidades do Académico Alcochete, no que respeita à angariação de mecenas, resultante em encaixe financeiro para o Clube.

O Grupo Académico da Juventude de Alcochete , teve uma secção de Hóquei em Patins nas épocas de 1976/1977 e 1977/1978 a jogar na III Divisão e treinado pelo campeão do Mundo , Vitor Manuel Piedade Domingos .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.