Ir para o conteúdo

Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pescadores
NomeGrupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica
Fundação1 de janeiro de 1944 (82 anos)
EstádioCampo dos Pescadores
Capacidade1.500
LocalizaçãoCosta da Caparica, Portugal Portugal
PresidentePortugal António Martins (Tozé)
Treinador(a)Portugal Nuno Ferreira
Patrocinador(a)Century 21
Material (d)esportivoGSport
CompetiçãoPortugal Campeonato Distrital da AF Setúbal - I Divisão
WebsiteGdpcostacaparica.emjogo.pt
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica (G.D.P.C.C.), mais conhecido apenas como Pescadores ou Pescadores da Costa da Caparica é um grupo desportivo sediado na cidade de Costa da Caparica. O clube foi fundado em 1 de janeiro de 1944, por pescadores da localidade inicialmente com o nome Grupo Desportivo da Casa dos Pescadores.

O Clube está filiado na Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio, na Associação de Futebol de Setúbal e na Federação Portuguesa de Futebol (com o número 702) e tem o estatuto de instituição de utilidade pública desportiva.

O seu emblema triangular invertido inclui as cores da terra dos pescadores, o mar, a praia e o barco de pesca tradicional utilizado na cidade.

História

[editar | editar código]

As Casas dos Pescadores, responsáveis pela criação do Clube, constituíam organismos de cooperação social formados por pescadores, empresas de pesca, armadores e proprietários de barcos que tinham como principais fins a educação e a assistência aos trabalhadores marítimos. As mesmas casas acabariam por assumir também a função de realizar a previdência social aos profissionais da pesca residentes nas suas áreas de atuação.

A história do clube pode resumir-se a a três grandes períodos:

  • Antes de 25 de abril de 1974;
  • Após o 25 de abril de 1974;
  • O período de implementação do Programa Costa Polis na Costa de Caparica.

Em 1944, as instalações do clube situavam-se onde atualmente se situa o Parque Urbano da Costa de Caparica (na zona de Santo António da Caparica), até a freguesia ter cedido ao clube um terreno localizado mais afastado, perto da Avenida Dom Sebastião e do eventual terminal rodoviário da Torre das Argolas, aonde o clube se mantém até hoje, acordo na altura feito pelo presidente do clube Olegário Leonardo. Eventualmente, surgiria um bairro localizado ao lado do Campo dos Pescadores, o Bairro do Campo da Bola.

Antes do 25 de abril o Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica era dirigido pelo Almirante Henrique Tenreiro, que ajudou o clube não só a nível monetário, mas também a nível da dinamização. Na altura, o clube era um clube amador, com a maioria dos jogadores do clube desempenhavam as suas funções laborais em postos de trabalho relacionados com a indústria da pesca, criados pelo Almirante.

Após o 25 de abril, surgia o associativismo e o clube começou a ser dirigido por sócios eleitos. No entanto, é o espírito de união, corporativismo e o amor pelo clube e pela então vila que leva grupos de sócios a darem algumas ajudas monetárias e materiais ao clube. Com o fim das Casas dos Pescadores em 1976, o clube muda o seu nome para o nome atual, e as instalações desportivas passam para a Segurança Social e não para o clube. Nos anos 80 do século passado são construídas as bancadas com ajudas dos sócios, em 2001 é colocado o relvado sintético, um dos primeiros do Distrito de Setúbal, que seria renovado em 2014.

Também após o 25 de abril, o clube criou outras modalidades para além do futebol (todas entretanto extintas):

  • O Andebol nos anos 70;
  • O Futsal nos anos 80, em que eram organizados torneios de verão, que se mantiveram até meio da década de 90.

Em 1995, foi criada a equipa de rugby chamada Costa de Caparica, formada pelos ex-internacionais Vitor de Sousa, Carlos Moita e António Moita.

Desportivamente, o clube ascendeu à 2ª Divisão Distrital na época 96/97 e em 98/99 venceu o Campeonato Distrital da II Divisão, tendo nessa época perdido apenas 1 jogo. Na época de 99/00 obteve o 9º lugar no Campeonato Nacional da I Divisão. Com o programa Costa Pólis surge a promessa de até 2010 o Campo dos Pescadores passar do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social para o clube, e ser construído um novo complexo na Praia da Mata. Esta promessa adiada até aos dias de  hoje, não permite a intervenção nas infra-estruturas e melhorias, uma vez que as instalações pertenciam à empresa Parque Expo, entretanto extinta, pertencendo atualmente à Costa Pólis, que se encontra em processo de liquidação, e cujo património está repartido entre a Câmara Municipal de Almada (60%), e Junta de Freguesia da Costa de Caparica (40%). O futuro e a melhoria das instalações do clube dependem fortemente da futura negociação entre as instituições, e do valor/património que caberá ao clube. Todas as verbas destinadas ao clube desapareceram em 2008, com o inicio do Programa Polis.

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, durante a sua existência já conquistou vários títulos, tais como: Campeão da II divisão da Associação de Futebol de Setúbal, 1ª categorias nas épocas de 1948/49, 1955/56 e 2014/2015; Campeão de Juniores em 1957/58 e 1960/61; Campeão da I divisão da Associação de Futebol de Setúbal, 1ª categorias em 1963/64, 1964/65, 1971/72, 1979/80, 1981/82; Campeão do escalão de Seniores da Associação de Futebol de Setúbal em 1985/86 subindo à 3ª Divisão Nacional Série “E”; Campeão Distrital de Juniores em 1986/87; Campeão de Seniores em 1994/95; Campeão distrital de infantis e Iniciados em 2000/2001; Campeão distrital de Juvenis em 2001/02; Campeão distrital de Juniores em 2001/02; Campeão distrital de Infantis em 2002/03, entre vários outros títulos distritais mais recentes, nomeadamente de equipas B, em divisões inferiores.

Este clube, tendo uma perspetiva Desportiva e Social, dinamiza para além do Futebol, outras modalidades como o Halterofilismo, o Jiu-jitsu, que embora sendo modalidades com uma história recente, já têm entre os seus quadros alguns atletas campeões e vice-campeões nacionais, com recordes nacionais. Para além destas, também criou a secção de Futebol de Praia, cuja equipa, participou pelo terceiro ano consecutivo no Campeonato Nacional da modalidade, sob a tutela da Federação Portuguesa de Futebol, tendo em 2018 participado na Euro Winners, no Estádio da Praia da Nazaré

Plantel actual

[editar | editar código]
Goleiros
N.º Jogador
Portugal Jorge Oliveira
Portugal Filipe Rosa
Portugal Hernâni
Defensores
N.º Jogador Pos.
Portugal DinisZ
Portugal Carlos CarvalhoZ
Portugal Nuno MendonçaZ
Portugal Mauro FialhoZ
Portugal Luís LopoZ
Portugal Carlos SoaresZ
Portugal Ricardo AiresZ
Portugal ValentimZ
Portugal Rúben NunesZ
Portugal Tiago MeiraZ
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
Angola KalyM
Portugal PeléM
Portugal Mauro PereiraM
Portugal João CarmoM
Portugal FrançaM
Portugal João MarquesM
Portugal Gonçalo SousaM
Portugal TravassosM
Atacantes
N.º Jogador
Portugal Sérgio Alves
Portugal Ricardo Serra
Brasil Willians
Cabo Verde Catota
Portugal Diogo Almeida
Comissão técnica
Nome Pos.
Portugal Sérgio BorisT
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.