Guaraná Pureza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guaraná Pureza
Tipo Refrigerante
Fabricante Bebidas Leonardo Sell
Slogan Naturalmente irresistível
Origem  Brasil
Criador Alfredo Roberto Sell
Introduzida 14 de junho de 1926 (93 anos)
Cor Caramelo
Sabor Guaraná
Variante(s) Limão, Morango, Laranja, Super Laranjinha, Abacaxi.
Relacionada(s) Guaraná Antarctica, Guaraná Brahma
Website Refrigerantes Pureza

Guaraná Pureza é um refrigerante com sabor de guaraná fabricado no estado de Santa Catarina, na cidade de Rancho Queimado.

História[editar | editar código-fonte]

É muito popular no estado de Santa Catarina e tem sabor bastante diferenciado dos demais refrigerantes, sendo assim um dos mais vendidos de toda Santa Catarina. É fabricado pela empresa Bebidas Leonardo Sell. Em 1905, Alfredo Roberto Sell, instala em um galpão a Cervejaria Alfredo Sell às margens do Rio Capivaras, em Rancho Queimado/SC, que seria a primeira indústria da região, a Cervejaria Alfredo Sell que funcionava junto a praça do atual centro do município de Rancho Queimado/SC, distrito de São José, naquela época.Três anos depois muda o nome para Cervejaria Rio Branco e transfere a fábrica de local, onde permanece até hoje na Vila Baixa, em Rancho Queimado, cerca de um quilômetro do local anterior. A mudança foi indispensável por questões logísticas: o fácil acesso à estrada e a proximidade com o rio, de onde provinha a energia elétrica para gerir a produção.

A primeira bebida que a fábrica produziu foi a cerveja "Tira Prosa",Com as sobras da matéria-prima utilizada na fabricação da bebida Tira Prosa, a pequena indústria passou a produzir também um refresco não-alcoólico popularmente conhecido como "cerveja doce", sem rótulo próprio e que era envasada nas mesmas garrafas da cerveja. Essa bebida era vendida apenas nos arredores da localidade de Rancho Queimado, mas a sua aceitação foi imediata e em 14 de junho de 1926 foi batizada de Pureza, com sabor de guaraná. A partir de 1927 a comercialização da Pureza conquistou a estrada e começou a aparecer no comércio entre Bom Retiro e Florianópolis. O nome Pureza tem origem na qualidade pura dos ingredientes utilizados na fabricação do produto: água e polpa natural de guaraná.

A partir dos anos 30 foram lançados outros sabores do refrigerante, como os sabores limão, framboesa, laranjinha, laranja e abacaxi. Por um período a fábrica também produziu o sabor cola, mas este deixou de ser fabricado, bem como o de sabor framboesa, devido aos custos na importação da matéria-prima. Em 1940, a Cervejaria Rio Branco, tem seu nome alterado para Indústria de Bebidas Leonardo Sell Ltda, nome do filho do precursor. No fim dos anos 1960, a criação tinha dado tão certo que a empresa parou de produzir produtos alcoólicos; hoje o refrigerante representa cerca de 90% de tudo o que a empresa produz, chegando à marca de quase 700 mil litros mensais - tudo isso sem sequer trocar o desenho do logotipo original.

Desde a sua fundação, em 5 de outubro de 1905, até a década de 1970, toda a produção da fábrica de bebidas era manual. Com o aumento da demanda no mercado, a Leonardo Sell comprou sua primeira máquina semiautomática a partir desse período, investindo também na variedade de produtos: garrafas de 200, 300 e 600 ml. Somente em abril de 1996, a empresa modernizou a produção com o uso de embalagens descartáveis (PET) e começou a produzir as versões de 2 litros. No início dos anos 2000 começou a produção do refrigerante de sabor morango, como forma de homenagear a cidade de Rancho Queimado, Capital Catarinense do Morango.

A fábrica de bebidas Pureza, como é popularmente conhecida, mantém-se fiel às origens. Seu produto conta com um selo de qualidade insuperável há mais de um século. Em concordância com as atuais discussões sobre sustentabilidade, a empresa investe gradativamente na substituição do material descartável (PET) pelo retornável (garrafas de vidro).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]