Dia da Liberação da Coreia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gwangbokjeol)
 Nota: Para a lista de feriados da Coreia do Sul, veja Predefinição:Feriados na Coreia do Sul.
Dia da Liberação da Coreia
Dia da Liberação da Coreia
Povo coreano comemorando sua libertação do domínio japonês em 1945
Nome oficial Chogukhaebangŭi nal (Coreia do Norte)
Gwangbokjeol (Coreia do Sul)
Celebrado por  Coreia do Norte
Coreia do Sul Coreia do Sul
Tipo Nacional
Data 15 de agosto
Significado Comemora o Dia da Vitória sobre o Japão, quando a Coreia foi libertada do domínio colonial japonês
Celebrações Desfiles civis e militares, comícios políticos
Frequência Anual

O Dia de libertação da Coreia 광복절 (Gwangbokjeol) comemora a libertação da Coreia do domínio colonial japonês, após a vitória dos Aliados sobre o Japão, que levou ao fim da II Guerra Mundial. Como tal todos os anos no dia 15 de agosto é feriado na Coreia do Sul e Coreia do Norte.

A ocupação japonesa começou em 1905 e a Coreia foi oficialmente anexada ao Japão em 1910. Os japoneses governaram a Coreia com pulso de ferro e tentaram retirar todos os elementos da cultura coreana da sociedade. As pessoas foram obrigadas a adoptar nomes japoneses, a converter-se ao xintoísmo (de origem japonesa) e foram proibidos de usar a língua coreana nas escolas e nos negócios. A 15 de agosto de 1945 o Império Japonês rendeu-se e a península coreana foi dividida (supostamente temporariamente), a norte do paralelo 38 ficou sobre a tutela da União Soviética e a sul sobre a tutela dos Estados Unidos da América. A República da Coreia (Coreia do Sul) foi estabelecida em 13 de Agosto de 1948.

O dia 15 de Agosto é comemorado com um série de festivais, cerimónias e paradas, e a Taegeukgi, a bandeira da Coreia do Sul, é içada para honrar os heróis que lutaram pela libertação da nação. Neste dia o governo concede também uma série de perdões especiais e aos descendentes dos activistas pela independência são concedidas entradas grátis em museus ou concertos.

Nas cerimónias oficiais é sempre cantada a “canção Gwangbokjeol”.[1]

Referências

  1. honey-in-a-crown (15 de agosto de 2012). 광복절 [15 Agosto – Dia da Libertação Nacional]. Coisas da Coreia. Consultado em 11 de agosto de 2017