HNK GOŠK Dubrovnik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NK GOŠK 1919 Dubrovnik
Nome HNK GOŠK Dubrovnik
Alcunhas Gospari (Cavalheiros)
Fundação 22 de fevereiro de 1919 (100 anos)
Estádio Gradski stadion Lapad
Capacidade 3000
Localização Dubrovnik, Croácia
Presidente Miho Hendić
Treinador Milan Petrović
Competição 3. HNL - Sul
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O NK GOŠK 1919 Dubrovnik é um clube de futebol com sede na cidade de Dubrovnik, na Croácia. Seu nome vem do bairro Gruž e é um acrônimo para Gruški Omladinski Športski Klub, que em português significa Clube Esportivo Juvenil de Gruž.

História[editar | editar código-fonte]

O GOŠK foi fundado em 1919 e passou quatro anos na 1. HNL.

Em 1979, os dois antigos rivais, GOŠK e NK Jug, foram fundidos. O nome do novo clube foi batizado GOK-Jug e continuou com esse nome até a Croácia se separar da Iugoslávia. O GOŠK-Jug passou toda a década de 1980 na segunda divisão iugoslava. Juntamente com o HNK Šibenik e o RNK Split, o clube esteve frequentemente próximo da promoção à primeira divisão iugoslava.

Após o colapso da Iugoslávia, o clube mais uma vez se uniu a um time local, desta vez o HNK Dubrovnik 1919 e acabou por desaparecer. A nova instituição competiu nas primeiras temporadas da 1. HNL desde a independência croata. A primeira temporada foi muito atípica, com a guerra ainda em curso. O clube não conseguiu jogar os seus jogos em casa em Dubrovnik devido a ameaças de segurança, por isso jogou em toda uma série de locais, incluindo um famoso jogo disputado em Korčula. Foi muito difícil para o clube ser competitivo nessas circunstâncias e perdeu seus nove primeiros jogos na liga. Luka Bonačić assumiu como treinador e teve muitos empates, muitos deles em 0-0, com um estilo ultra-defensivo e com isso conseguiu levantar o clube da parte inferior da tabela e mantê-los na primeira divisão.

O clube conseguiu permanecer na primeira divisão da Croácia por quatro anos, mas após o rebaixamento o clube começou a afundar lentamente na mediocridade das divisões inferiores croatas.

Pero Vićan fundou um novo clube em 1998 sob o antigo nome de GOŠK. O antigo clube desapareceu devido a dificuldades financeiras, enquanto o novo GOŠK continuou a subir nas fileiras. O novo clube alcançou a segunda divisão do futebol croata em 2000 e lá permaneceu até 2005. O GOŠK terminou penúltimo na temporada 2. HNL, o que significava que precisavam jogar play-offs de rebaixamento - o primeiro foi contra os grandes rivais do NK Konavljanin que eles venceram e logo em seguida contra NK Karlovac para quem eles perderam.

O GOŠK então dominou a 3. HNL, ganhando o campeonato em 10 pontos e ganhando um lugar nos playoffs de promoção. Sua casa em Dubrovnik foi considerada inadequada para a partida, então eles jogaram em Imotski, a 150 km de distância de sua terra natal. O NK Moslavina venceu pelos gols marcados fora de casa, apesar do GOŠK ganhar a partida da volta por 2-1, mas havia perdedio na ida por 1-0

Na próxima temporada, o GOŠK lançou um grande número de jogadores que trouxeram sucesso na temporada anterior. Apesar de marcar apenas um gol fora de casa durante toda a temporada e não ganhar um único ponto fora de casa, o GOŠK manteve o status de terceira divisão. Nos anos seguintes, o GOŠK fez o suficiente para ficar no 3. HNL a cada ano, forçando jogadores muito jovens a entrarem na primeira equipe para economizar salários e porque o clube não tinha as instalações para receber uma licença de segunda divisão.

Na temporada 2012-2013, o GOŠK causou furor ao chegar às quartas de final da Copa da Croata, quando foi derrotado pelo Lokomotiva Zagreb. No primeiro jogo disputado em Lapad, o Lokomotiva venceu por 0-1,[1] enquanto na segunda partida, no Estádio Maksimir, o jogo terminou 0-0.[2] Nas rodadas anteriores o GOŠK passou sem dificuldades pelo Jedinstvo Omladinac de Nedešćina que foi retirado da competição. Nos 1/16 de final, o GOŠK bateu nos pênaltis após o HNK Šibenik, da segunda divisão e nas oitavas de final passou pelo Nedelišće na prorrogação. Nas quartas de final, o GOŠK encarou o Lokomotiva Zagreb, que se revelou um rival muito forte e, mesmo após ser eliminado ao final dos dois jogos, este como o maior sucesso do GOŠK em sua história recente.

Na temporada 2014-2015, o GOŠK foi rebaixado da 3. HNL, após terminar em último.[3] Na temporada 2015-2016, o GOŠK competiu no quarto escalão do futebol croata, a 1. ŽNL Dubrovnik-Neretva. Naquele ano, o GOŠK absorveu o HNK Dubrovnik 1919 e o nome do clube foi mudado para GOŠK 1919 Dubrovnik.[4]

A temporada 2017-16 testemunhou o GOŠK terminando em oitavo lugar na 3. HNL.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «NK Gosk Dubrovnik 0-1 NK Lokomotiva». 20 de novembro de 2012. Consultado em 25 de agosto de 2019 
  2. «NK Lokomotiva 0-0 NK Gost». 27 de novembro de 2012. Consultado em 25 de agosto de 2019 
  3. «3. HNL - Croatia» (em croata). Soccerway. Consultado em 22 de julho de 2018 
  4. «REVOLUCIJA U DU NOGOMETU Dubrovnik i GOŠK spajaju se u jedan klub, kreće gradnja nogometne infrastrukture». Dubrovackidnevnik.hr. 30 de agosto de 2015. Consultado em 21 de janeiro de 2016