Campeonato Iugoslavo de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Principal torneio de futebol da antiga Iugoslávia, o Campeonato Iugoslavo de Futebol foi organizado pela Associação de futebol da Iugoslávia e disputado até 2002, quando o país passou a se chamar Sérvia e Montenegro.

O campeonato sérvio-montenegrino foi disputado até 2006, quando o país se separou e foram disputadas as ligas independentes da Sérvia e de Montenegro.

Além disso, até 1991 o campeonato também foi disputado com os clubes Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e República da Macedônia.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeonato Iugoslavo[editar | editar código-fonte]

De 1923 até 1940, foi disputado sob a bandeira do Reino da Iugoslávia, parando até 1945 devido à Segunda Guerra Mundial. A partir deste ano e até 1991, foi disputado na República Socialista Federal da Iugoslávia.

Reino da Iugoslávia [editar | editar código-fonte]

República Socialista Federal da Iugoslávia [editar | editar código-fonte]

Notas:

1 O Campeonato de 1945 foi disputado entre as ex-Repúblicas Iugoslavas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, além da província autônoma da Voivodina e da equipe das forças armadas da Iugoslávia. O torneio foi realizado com o intuito de reforçar o sentimento nacionalista Iugoslavo.

2 A Associação de futebol da Iugoslávia decidiu que a última rodada deveria ser jogada novamente, depois de acusações de combinação de resultados. O Partizan recusou, pois havia ganho o título com uma vitória de 4 a 0 sobre o Zeljeznicar Sarajevo. Na nova rodada, o jogo foi de 3 a 0 para o time de Sarajevo, o que daria o título para o Estrela Vermelha (que acabou jogando a Liga dos Campeões da UEFA em 1986/87). Entretanto, após uma seqüência de processos, a tabela original, com o Partizan campeão, foi oficialmente reconhecida em 1987.

3 Dez clubes iniciaram a temporada 1986/87 com uma redução de 9 pontos, entre eles o Partizan e o Estrela Vermelha, devido aos eventos ocorridos na temporada anterior. O Vardar Skopje acabou ganhando o título, e participou da Liga dos Campeões da UEFA em 1987/88. Porém, mais tarde a redução de pontos foi anulada por processos legais, e o título foi dado ao Partizan, que havia ganho o campeonato caso não houvesse a redução.

República Federal da Iugoslávia [editar | editar código-fonte]

De 1992 a 2003, o torneio foi disputado apenas por clubes da Sérvia e de Montenegro.

Notas:

4 Antes do início da temporada, os clubes croatas e eslovenos desistiram do torneio e começaram a disputar seus respectivos campeonatos nacionais. Durante a temporada, os clubes bósnios também desistiram (com exceção do Borac Banja Luka, que se mudou para Belgrado para 1992/93). Depois do torneio, os clubes macedônios também iniciaram a disputa do campeonato de seu país.

5 Temporada interrompida em 12 de maio devido aos ataques da OTAN, quando faltavam mais de 10 rodadas para jogar. o Partizan foi declarado campeão em 1999.

Títulos dos clubes na Iugoslávia[editar | editar código-fonte]

  • Concordia Zagreb: 2

-* Hoje OFK Belgrado

Títulos por República[editar | editar código-fonte]

Campeonato Sérvio-Montenegrino [editar | editar código-fonte]

Apenas mudou o nome do país, mas o formato e os clubes continuaram como estava na temporada anterior.

Títulos na Sérvia e Montenegro[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]