Haemophilus ducreyi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHaemophilus ducreyi
Fotomicrografia do H. ducreyi
Fotomicrografia do H. ducreyi
Classificação científica
Reino: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Pasteurellales
Família: Pasteurellaceae
Género: Haemophilus
Espécie: H. ducreyi
Nome binomial
Haemophilus ducreyi
(Neveu-Lemaire 1921)
Bergey et al. 1923

O Haemophilus ducreyi é um cocobacilo gram-negativo, pleomórfico, causador da doença sexualmente transmissível denominada cancro mole ou cancróide. É um parasita obrigatório, não produzindo toxinas.[1]


Quadro Clínico[editar | editar código-fonte]

O cancro mole (popularmente "cavalo" pt-br) é uma IST aguda, muito contagiosa, constituindo em uma das causas de úlceras genitais. Inicia-se como uma lesão eritemato-papular, que evolui para pústula, e finalmente para úlcera com base necrótica, muitas vezes purulenta, e borda irregulares, eritemato-edemadosas e dolorosas sem induração. Em geral ocorrem múltiplas lesões e adenopatia inguinal em cerca de 50%, habitualmente unilateral , ("bubão"), com possível flutuação e drenagem espontânea.

Diagnóstico Laboratorial[editar | editar código-fonte]

Para identificação do agente patogénico em questão, recolhe-se o exsudato purulento ou o aspirado de um gânglio linfático, o qual é submetido ao exame microscópico (coloração de Gram). Posteriormente é feito um exame cultural em meio enriquecido com factor X, isto é, hemina. Podem também ser realizados exames moleculares.

Faz-se necessário diferenciação da infecção por Haemophilus ducreyi com outras causas de úlceras genitais, como sifílis, HSV, donovanose e LGV.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Após o diagnóstico laboratorial, é recomendado a abstenção do contato sexual até o fim do tratamento, de maneira a impedir a disseminação da doença, e como antibioterapia de 1ª linha, é-lhe ministrada azitromicina em dose única. Como antibioterapia de 2a. linha, eritromicina, cefotriaxona ou ciprofloxacina são comummente utilizados. Os parceiros sexuais devem também ser tratados.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.