Pipargo-gigante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Haliaeetus pelagicus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPipargo-gigante
Haliaeetus pelagicus 2.jpg
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Accipitriformes

Falconiformes

Família: Accipitridae
Género: Haliaeetus
Espécie: H. pelagicus
Nome binomial
Haliaeetus pelagicus
Pallas, 1811
Sinónimos
Aquila pelagica
Pallas, 1811

Pipargo-gigante[1] (Haliaeetus pelagicus) é uma ave falconiforme (accipitriforme segundo a União Ornitológica Internacional[2]) da família Accipitridae. Apresenta duas subespécies Haliaeetus pelagicus pelagicus e Haliaeetus pelagicus niger.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Mede entre 87 e 105 cm de comprimento, com envergadura de até 2,4 metros, e chega a pesar 9 kg quando adulto. Alimenta-se principalmente de peixes, especialmente salmão e truta. Eventualmente come outras aves, mamíferos e carniça.

Constrói seu ninho no alto de árvores ou sobre rochas. Após o cortejo, que ocorre normalmente entre fevereiro e março, a fêmea coloca ovos branco-esverdeados, dos quais apenas um filhote sobrevive. O período de incubação dura entre 40 e 45 dias, com o filhote aprendendo a voar após 10 semanas de vida. Atingem a maturidade sexual com 4 ou 5 anos de idade.

Encontrado na península da Coreia, Japão, norte da China e regiões costeiras do leste da Rússia. Sua população é estimada em 5000 indivíduos. As principais ameaças para esta espécie são a alteração de seu habitat, poluição e sobrepesca.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 156. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 
  2. «Raptors». IOC World Bird List (em inglês). Consultado em 15 de Outubro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.