Haliaeetus pelagicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHaliaeetus pelagicus
Haliaeetus pelagicus 2.jpg
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Accipitriformes

Falconiformes

Família: Accipitridae
Género: Haliaeetus
Espécie: H. pelagicus
Nome binomial
Haliaeetus pelagicus
Pallas, 1811
Sinónimos
Aquila pelagica
Pallas, 1811

Haliaeetus pelagicus, mais conhecida como águia-marinha-de-steller é uma ave falconiforme (accipitriforme segundo a União Ornitológica Internacional[1]) da família Accipitridae. Apresenta duas subespécies Haliaeetus pelagicus pelagicus e Haliaeetus pelagicus niger.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Mede entre 87 e 105 cm de comprimento, com envergadura de até 2,4 metros, e chega a pesar mais de 9 kg quando adulto. Alimenta-se principalmente de peixes, especialmente salmão e truta. Eventualmente come outras aves, mamíferos e carniça.

Constrói seu ninho no alto de árvores ou sobre rochas. Após o cortejo, que ocorre normalmente entre fevereiro e março, a fêmea coloca ovos branco-esverdeados, dos quais apenas um filhote sobrevive. O período de incubação dura entre 40 e 45 dias, com o filhote aprendendo a voar após 10 semanas de vida. Atingem a maturidade sexual com 4 ou 5 anos de idade.

Encontrado na península da Coreia, Japão, norte da China e regiões costeiras do leste da Rússia. Sua população é estimada em 5000 indivíduos. As principais ameaças para esta espécie são a alteração de seu habitat, poluição e sobrepesca.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Raptors». IOC World Bird List (em inglês). Consultado em 15 de Outubro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.