Hamburg Süd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hamburg Süd
Razão social Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft Aps & Co KG
Tipo Privada
Indústria Transporte marítimo
Fundação 1871
Sede Hamburgo,  Alemanha
Proprietário(s) Maersk
Aliança Granel
Pessoas-chave Dr. Arnt Vespermann, Frank Smet, Jakob Wegge-Larsen (Executive Board)
Empregados 6,300 (2016)
Produtos Transporte de mercadorias
Certificação ISO 9001
Renda líquida Aumento €5.637 bilhões (2016)
Website oficial www.hamburgsud.com
A sede da Hamburg Süd em Hamburgo, Alemanha.

A Hamburg Süd é uma empresa transportadora marítima de mercadorias alemã fundada em 1871 com o nome de Hamburg-Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft (em português:Sociedade Hamburgo-Sul-americana de Navegação e Navios a Vapor; mais tarde abreviadamente Hamburg Süd ou HSDG).

A Hamburg Süd foi uma das companhias de navegação mais importantes para o desenvolvimento da imigração alemã para o Brasil[carece de fontes?], pois muitos imigrantes viajaram em seus navios, a partir de 1876, até 1903.

A Hamburg Süd também foi uma das acionistas majoritárias da Cia. Colonizadora Hanseática, que desenvolveu a colonização alemã no estado de Santa Catarina.

Duas vezes, nas duas guerras mundiais, a Hamburg Süd perdeu a totalidade de seus navios, que foram confiscados pelos vencedores dos conflitos, como indenização de guerra. Ambas as vezes a companhia reiniciou sua frota do zero.

Em 1999, a Hamburg Süd adquiriu o controle acionário da Aliança Navegação e Logística Ltda. & Cia., uma tradicional companhia privada de navegação brasileira, do grupo Fischer. Além da frota própria original da Aliança, que era composta de treze navios (onze conteineires e dois de granéis), a empresa passou a utilizar espaço dos navios da Hamburg Süd.

A Hamburg Süd pertencia desde 1955 ao Grupo Oetker mas em 2016 foi vendida à Maersk, com 120 navios próprios. A operação brasileira (longo curso e cabotagem) utiliza 15% dessas embarcações, algumas dessas embarcações foram compradas em leilão público ao Lloyd Brasileiro, na época de sua falência.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.