Harmonicórdio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Harmonicórdio. Instrumento musical com forma de um piano de cauda vertical cujas cordas vibram pelo contato de hastes vibrando por entrar em atrito com um rolo coberto de camurça
Harmonicórdio construído em 1835. Imagem Artificialmente colorida.

Harmonicórdio, Harmonicorde ou Harmonicordo (do alemão harmonichord) é um engenhoso instrumento musical de cordas e teclado criado em 1810 por Johann Gottfried Kaufmann e Johann Friedrich Kaufmann, pai e filho. Seus sons são produzidos por fricção indireta. O termo também se refere a outros instrumentos: um harmônio fundido a um piano "uma corda por nota", bem como a um outro instrumento americano de palhetas livres similar a uma escaleta, com furos ao invés dos botões (funcionamento de seu ancestral Sheng).

Construção[editar | editar código-fonte]

Este instrumento é construído com uma caixa de ressonância vertical, tal como num piano-girafa ou clavicitério, de onde se fixam as cordas metálicas. Não possui amortecedores para as cordas. Imediatamente acima da extensão do teclado encontra-se um rolo de madeira em tronco de cone coberto por camurça que é posto em movimento por um pedal. Abaixo dos rolos está o mecanismo que faz vibrar as cordas (basicamente uma série de hastes de madeira), ativado pelo atrito com o tronco que se afunila da região grave para o agudo.[1]

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Ao rodar o rolo através do pedal e ao abaixar uma tecla, uma haste de madeira (supostamente afinada) com duas pontas é levantada. A primeira ponta entra em contato com o rolo, onde o atrito gerado faz esta haste vibrar. Consequentemente a outra ponta também vibra e é essa última que entra em contato com a corda correspondente e a faz vibrar. Por isso é dito que este instrumento funciona por fricção indireta ou vibrações transmitidas.

Timbre[editar | editar código-fonte]

Por ser um instrumento perdido cujo único exemplar publicamente conhecido (e mal-acabado) não está exposto ao púbico na Universidade de Leipzig, podemos apenas inferir seu timbre a partir de sua descrição.

Aparentemente seu timbre é complexo, composto de duas partes:

1 - Supondo que as as hastes de madeira sejam afinadas, o atrito com o rolo deve gerar um som contínuo e particular de madeira friccionada, tal como o do terpodion ou de uma porta sendo aberta em atrito com o chão; se parecendo com a de uma palheta livre. Este som se extingue rapidamente quando a tecla é solta.

2 - Mas as vibrações transmitidas as cordas indiretamente a faz vibrar em ressonância e consequentemente a corda também bate na ponta da haste. Um experimento com lâmina vibrante afinada na mesma frequência da corda a faz soar similarmente em timbre como a viela de roda quando se encostam levemente. Por não ter amortecedores na corda, ela continua a vibrar após a tecla ter sido solta, como num piano com o pedal de sustentação acionado.

Instrumentos musicais relacionados[editar | editar código-fonte]

O harmonicórdio representou um novo paradigma de se pôr cordas a vibrar. Aproveitando-se disso, o francês Gustave Baudet cria e patenteia seu "Piano Quatuor" em 1873, modificando um piano vertical. Removeu os martelos e pôs um aparato muito similar ao dos Kaufmann, funcionando no mesmo princípio. A maior diferença talvez seja a presença de amortecedores, que poderiam ter sido mantidos.

Concepções errôneas[editar | editar código-fonte]

Muitas bibliografias, sobretudo americanas, replicaram uma desiformação que as cordas vibravam pelo atrito direto com o rolo, o que não é verdade de acordo com livro digital da própria Universidade de Leipzig (que conserva o único exemplo garantidamente ainda existente) que descreve o instrumento de forma detalhada, além de toda a criação dos Kaufmann.[2]

Obras[editar | editar código-fonte]

Esta conjuntura para seu som extremamente particular chamou a atenção de Carl Maria von Weber, que compôs para este instrumento o "Adagio und Rondo für der Harmonichord" (J.115). Infelizmente por não se ter exemplares disponíveis é utilizado o harmônio em substituição ao harmonicórdio.

Referências

  1. The Encyclopedia Britannica: A Dictionary of Arts, Sciences, Literature and General Information, Volume 12
  2. Rebecca Wolf (2012). Die Musikmaschinen von Kaufmann, Mälzel und Robertson - Eine Quellenedition. [S.l.]: Deutsches Museum. 364 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.