Carl Maria von Weber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carl Maria von Weber
Nome nativo Carl Maria von Weber
Nascimento 18 de novembro de 1786
Eutin
Morte 5 de junho de 1826 (39 anos)
Londres
Cidadania Alemanha
Filho(s) Max Maria von Weber
Alma mater Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena
Ocupação compositor, maestro, pianista, guitarrista, guitarrista clássico
Magnum opus Der Freischütz, Oberon
Título barão
Causa da morte tuberculose

Carl Maria Friedrich Ernst Freiherr von Weber (Eutin, 18 de novembro de 1786Londres, 5 de junho de 1826) foi um barão e compositor de Holstein (hoje parte da Alemanha). Conhecido pelo seu sobrenome, Weber, foi um dos primeiros compositores significantes da Era Romântica.

Interessado em novas sonoridades e combinações instrumentais, tornou-se um dos maiores compositores do Ocidente. Na transição do Classicismo para o Romantismo, sua obra introduziu a nova estética na Alemanha.

Carl Maria von Weber foi um pioneiro do drama musical alemão, e a ele se deve a criação da ópera Der Freischütz (O Franco-Atirador), a primeira ópera romântica alemã. Outras de suas óperas são Die Macht der Liebe und des Weins, Das Waldmädchen, Euryanthe e Oberon. Sua música influenciou a inspiração musical de Wagner.

Destacou-se como pianista, violinista e teórico do Romantismo. Mais tarde teve predileção pelo clarinete e pela trompa.

Weber, através do contacto com Heinrich Joseph Baermann, clarinetista da época, fascinou- se pelo clarinete de tal forma que compôs para o instrumento várias obras, das quais se destacam um Concertino op.26 em Mib Maior e dois concertos, n° 1 em Fa menor e n° 2 em Mib Maior, obras todas composta em Munique, em 1813, para Baermann.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Carl Maria von Weber