Hayashi-ha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hayashi-ha
林派
Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Hayashi-ha (林派? escola da floresta) é uma linhagem de caratê do estilo Shito-ryu.[1] Foi, em 1970, criada pelo Sensei Teruo Hayashi. Formalmente, a escola denommina-se Nippon Karatedo Hayashi-ha Shito-ryu-kai (日本空手道林派糸東流会?).

História[editar | editar código-fonte]

Sensei Hayashi foi aluno do Kosei Kuniba — fundador da escola Motobu-ha do estilo Shito-ryu —. Insatisfeito com a forma de se ensinar caratê praticada no Japão, Teruo Hayashi encaminhou-se até Oquinaua, a fim de aprender a arte na sua forma nativa. Entonces, o aluno passou vários anos estudando caratê e, bem assim simultaneamente, a luta com armas kobudô sob os auspícios de Shoshin Nagamine — fundador do estilo Matsubayashi-ryu — e Kenko Nakaima — instrutor-chefe do estilo Ryuei-ryu. Neste último caso, Hayashi levou mais de ano e muitas tentativas infrutíferas antes de ser aceito por Nakaima, o que fez de Hayashi um dos primeiros estranhos a estudar o estilo, que era mais familiar, e também a ensiná-lo fora de Oquinaua.[2]

Conforme prosseguia nos treinos, mestre Hayashi foi-se tornando cada vez mais notório por sua técnica e por causa da prática de Dojo Yaburi,[2] desafio ao dojô.

Quando retornou de Oquinaua, o mestre Hayashi fundou sua própria linhagem, cuja filosofia de seguir sempre se aperfeiçoando foi incutida dentro da escola.

Pelo mundo[editar | editar código-fonte]

O estilo Shito-ryu foi implementado em Portugal por Elmano Jorge Caleiro. Elmano Jorge Caleiro é hoje o professor mais qualificado em Portugal do Nihon Karatedo Hayashi Ha Shitoryukai e recebeu instrução do mestre Hayashi.

Hayashi teve também ensinamentos de Kobudo e passou também esses conhecimentos para Elmano Caleiro.

Elmano Jorge Caleiro implementou em Portugal o Kobudo.

Referências

  1. «About Hayashi-Ha Karate / Hayashi-Ha Shitoryu Karate Singapore» (em inglês). Consultado em 29.nov.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b «nosskarate.com - History» (em inglês). Consultado em 29.nov.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "ref2" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes