Henrique Holland, 3.º Duque de Exeter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique Holland, 3.º Duque de Exeter
Nascimento 27 de junho de 1430
Londres
Morte setembro de 1475
Cidadania Reino da Inglaterra
Progenitores
  • John Holland
  • Lady Anne Stafford
Cônjuge Ana de Iorque
Filho(a)(s) Anne de Holand
Irmão(ã)(s) Lady Anne Holand
Ocupação militar
Título duque
Causa da morte afogamento

Henrique Holland (Londres, 27 de junho de 1430 – setembro de 1475), 3.º duque de Exeter, conde de Huntingdon, foi um importante chefe da casa de Lencastre durante a guerra das Rosas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era o filho de João Holland (1395-1447), 2.º duque de Exeter, e de Ana Stafford. Em 1447 sucedeu ao pai. Como bisneto de João de Gante, poderia ter pretensões sobre o trono após a morte de Henrique VI. Mas ele era cruel, de temperamento selvagem e imprevisível, e dispunha de muito pouco apoio.

Foi durante algum tempo o guardião da Torre de Londres. Casou-se em 1447 com Ana de York, irmã do futuro Eduardo IV e filha de Ricardo de York e de Cecília Neville. Mas permaneceu inimigo da Casa de York e liderava no campo militar durante as vitórias dos Lencastre em Wakefield e St. Albans.

Foi também comandante na derrota de Towton. Aí, fugiu para a Escócia e depois juntou-se à rainha Margarida, exilada em França. Em 1461 foi-lhe retirado os títulos, que foram dados à sua esposa que se separou em 1464. Durante o breve restauro de Henrique VI no trono, ele pôde recuperar os título, bens e cargos.

Na batalha de Barnet ele liderava o flanco esquerdo do exército dos Lencastre. Foi gravemente ferido, mas sobreviveu. Foi preso e a sua esposa divorciou-se dele. Foi "voluntário" na expedição de Eduardo IV à França em 1475. No regresso, caiu do barco que o levava de volta para a Inglaterra e afogou-se. Alguns afirmam que poderá ter sido atirado ao mar por ordem do rei.

Teve uma filha, Ana Holland (c. 1455-1475), que casou com Tomás Grey, marquês de Dorset.

Referências

  • T.B. Pugh (1990). Richard, duke of York, and the rebellion of Henry Holand, duke of Exeter, in May 1454. 63. [S.l.]: Historical Research. pp. 248–62