Higiene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lavar as mãos, uns dos hábitos higiênicos.

Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. De origem grega (υγιεινή [τέχνη] (hygieiné [téchne])) que significa hygeinos, ou o que é saudável. É derivada da deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade, Hígia.

Higiene[editar | editar código-fonte]

Consiste na prática do uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos.Sanitização advém de Sanidade que em amplo sentido significa ordem perfeita de funcionamento. A higiene compreende hábitos que visem preservar o estado original do ser, que é o bem-estar e a saúde perfeita.

Às técnicas de manutenção e preservação do bem-estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo damos o nome de hábitos sanitizantes, ou hábitos higiênicos.

Muitas das doenças infecto-contagiosas existentes que são encontradas, em locais inadequados decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com o baixo padrão cultural e social local, atualmente, são de certa forma contidas com a implementação de padrões de higiene, através da conscientização da população e instrução de novas metodologias que ensinam como a sociedade deve comportar-se nesses momentos em relação à sua Higiene. Há quatro tipos de higiene: A pessoal,a coletiva,a mental e a ambiental.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Pessoal[editar | editar código-fonte]

É um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde , por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar no relacionamento inter social, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual, como:

  • Banho - Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete neutro.
  • Assepsia - O uso de desodorizante é bastante útil, especialmente de Verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.
  • Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas.
  • Higiene oral - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
  • Água potável - Beber água mineral ou filtrada.
  • Fazer uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais (se possível) e que encontrem-se em melhores condições de higiene.

.

Coletiva[editar | editar código-fonte]

É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direcioná-las a um conceito geral de higiene, especificando em normas especiais, o manuseio de produtos de higiene e suas interações com o Ser Humano. A higiene coletiva é também um conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas também, para preservar a vida de todos. É claro que cada um não se pode preocupar só com a sua higiene. A higiene do meio que nos rodeia também é muito importante.

Mental[editar | editar código-fonte]

É a necessidade que temos de verbalizar. Ela evita conflitos sociais e doenças psicossomáticas.

Ambiental[editar | editar código-fonte]

É a limpeza de nosso meio ambiente, como por exemplo, cuidar do lixo, varrer a casa, lavar os alimentos antes de comer e etc...

O que é Higiene Ambiental:


Higiene Ambiental é um conceito relacionado com a preservação das condições sanitárias do meio ambiente de forma a impedir que este prejudique a saúde do ser humano.

Desta forma, a higiene ambiental pressupõe cautela em relação aos fatores químicos, físicos e biológicos externos ao indivíduo. Visto que estes fatores podem ter um impacto sobre a saúde, o objetivo da higiene ambiental é prevenir as doenças mediante a criação de espaços saudáveis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete higiene.