Hikaru Kurosaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hikaru Kurosaki
Nome completo Seiki Kurosaki
Nascimento 31 de janeiro de 1962 (62 anos)
Sakai, Japão
Nacionalidade  Japão Japonês
Atividade ator e dublê

Hikaru Kurosaki (黒崎 輝 Kurosaki Hikaru?), nome artístico de Seiki Kurosaki (Sakai, 31 de janeiro de 1962), é um ex-ator e ex-dublê japonês que se tornou muito conhecido do público brasileiro por ter interpretado o protagonista da série tokusatsu Jaspion, na década de 1980.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kurosaki decidiu ser dublê muito cedo: fã do ator, dublê e fundador da JAC, Sonny Chiba, entrou para o grupo aos 16 anos e passou a trabalhar como suit actor, usando fantasias de monstros e robôs em séries do gênero tokusatsu. Porém, alcançou o ápice de sua carreira ao conseguir o papel de Jaspion na série homônima, onde também atuava como dublê e fazia suas próprias cenas de ação, apesar de nunca ter vestido a armadura do herói em cena (trabalho realizado pelo veterano dublê Noriaki Kaneda). A série fez relativo sucesso no Japão, o que garantiu a Kurosaki a possibilidade de demonstrar uma maior habilidade artística.

Após o final de Jaspion, atuou em alguns filmes infantis e familiares, como Setouchi Shonen Yakyudan e Saigo no Rakuen.

No início dos anos 1990, devido a desentendimentos com Chiba (segundo o próprio Kurosaki, em entrevista a revista brasileira Henshin no ano de 2001), decidiu se desligar do mundo artístico. Desde então passou a trabalhar como instrutor e guia de mergulho submarino em Okinawa. Fundou, junto com ela, a Mother Earth,[1] uma escola que ensina técnicas de mergulho marítimo.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Kurosaki é viúvo da ex-atriz e ex-dublê do JAC Yuko Asuka (Yuko Kurosaki). Os dois se conheceram em 1984, durante uma participação dele na série Bioman (na qual Yuko interpretava a vilã Farrah), e permaneceram juntos até a morte dela, em 15 de dezembro de 2011.[2] O casal não teve filhos.

Referências

  1. http://memotobu.wixsite.com/diving
  2. «危険請負人» (em japonês). Consultado em 28 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.