História Concisa da Literatura Brasileira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História Concisa da Literatura Brasileira é um manual histórico de Literatura brasileira escrito por Alfredo Bosi, tendo sua primeira edição publicada no ano de 1970 e a última em 2017, sendo a 52ª edição publicada pela Editora Cultrix.

Contextualização Histórica[editar | editar código-fonte]

A obra foi escrita em um período de grande efervescência nos estudos relacionados à linguagem, temos no Brasil o desenvolvimento de estudos linguísticos e literários relacionados às teorias de Bakhtin. As faculdades de Letras no Brasil começam a ganhar autonomia, à exemplo da Universidade de São Paulo e sua Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras  ofertado no ano de 1970, propiciando assim, o amadurecimento da pesquisa científica no campo das letras tendo como resultado obras como História Concisa da Literatura Brasileira, manual surgido no bojo deste momento social das Universidades e pesquisas brasileiras.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]


Manuais de Literatura, ou demais áreas do conhecimento, são livros/livretos que buscam apontar direções de estudo por meio de descrições e explicações acerca de determinados temas. O manual de literatura História Concisa da Literatura Brasileira está dividido em oito partes correspondentes às correntes literárias existentes do decorrer da história brasileira, as partes são: a Condição Colonial, o Barroco, Arcádia e Ilustração, o Romantismo, o Realismo, o Pré-Modernismo e Modernismo, e Tendências contemporâneas. No decorrer da obra são apresentadas autores, textos e informações que proporcionam ao leitor o entendimento, de forma sucinta, das correntes literárias no Brasil.

História Concisa da Literatura Brasileira busca, por meio de retorno sucinto à historiografia literária e social, descrever o contexto histórico e o desenvolvimento das correntes literárias no Brasil. Desta forma, no decorrer da obra temos a apresentação de correlações existentes entre cultura, sociedade, política, história  e a produção de literatura no Brasil.

A relação entre sociedade e literatura também é abordada por Alfredo Bosi em outros de seus manuais de Literatura, os livros “Entre a História e a Literatura” (2015), “Ideologia e Contraideologia” (2010) e “Dialética da Colonização” (1992).

Veja também[editar | editar código-fonte]

Assim como História Concisa da Literatura Brasileira, existem outros manuais de Literatura que remetem-se a história da Literatura, como as obras de Massau de Moisés:

  • A Literatura Portuguesa;
  • A Literatura Brasileira;
  • A Literatura Portuguesa Através dos Textos;
  • A Literatura Brasileira Através dos Textos;

Em ambientes virtuais temos manuais ou verbetes digitais que tratam, de forma breve e sucinta, a respeito da história da Literatura do Brasil.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix 2017. ISBN 978-85-316-0189-7.

Referências

HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL. As Primeiras Faculdades de Letras no Brasil. São Paulo. Ano 02 - N°02 - 2008 ISSN 1981-6677. acesso em http://www.helb.org.br/index.php/revista-h