Huang Mulan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde julho de 2017). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Huang Mulan
Nascimento 9 de julho de 1906
Liuyang, Hunan, Dinastia Qing
Morte 7 de fevereiro de 2017 (110 anos)
Hangzhou, Zhejiang, China
Ocupação agente secreta
Filiação Partido Comunista da China

Huang Mulan (9 de julho de 19067 de fevereiro de 2017) foi uma supercentenária e agente secreta do Partido Comunista da China (CPC).

Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Huang Mulan nasceu em Liuyang, Hunan e foi enviada para uma escola local de mulheres aos 12 anos. Aos 18 anos, ela escapou de um casamento arranjado e chegou a Hankou, Hubei, onde se juntou às campanhas das mulheres e um ano depois foi eleita presidente do departamento de mulheres da cidade.

Em 1927, a Primeira Frente Unida desmoronou e uma purga de comunistas relacionados com o partido começou. Seu marido, Wan Xiyan morreu em 1928, alguns meses depois do nascimento do filho do casal. Após a morte do marido, Huang enviou seu filho a seus sogros e começou a assumir as tarefas novamente.

Em 1930, Huang foi a pessoa que alertou a liderança comunista para a traição do secretário geral do partido e, graças a seu alarme, foram evitadas grandes perdas. Após sua atuação, Huang foi encarregada de revolucionários de resgate da prisão na década de 1930.

Vida posterior[editar | editar código-fonte]

Huang Mulan foi presa duas vezes e passou 17 anos na prisão durante os anos turbulentos da China de 1950 a 1975. Após sua liberação, Huang manteve processos judiciais para limpar seu nome e, em 1980, suas conquistas foram confirmadas pelo CPC.

Ela foi casada quatro vezes e suas histórias foram capturadas em vários livros, filmes e séries de drama de TV. Sua autobiografia foi lançada em 2012.

Huang passou os últimos três anos no Hospital de Zhejiang, em Hangzhou, na China, vivendo sob uma identidade secreta.

Huang Mulan morreu em 7 de fevereiro de 2017 aos 110 anos.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]