Hugo Amílcar de Freitas Rocha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugo Amílcar de Freitas Rocha
Nascimento 11 de novembro de 1906
Porto
Morte 1993
Porto
Cidadania Portugal
Ocupação jornalista

Hugo Amílcar de Freitas Rocha (Porto, 11 de novembro de 1906 - Porto, 1993) foi um professor, jornalista e espírita português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fez os estudos na sua cidade-natal. Empregou-se numa firma comercial, ao mesmo tempo que exercia o professorado no ensino livre. A sua vocação, porém, havia de orientá-lo para o jornalismo e assim, aos 18 anos de idade, principia a colaborar na edição de "O Comércio do Porto" (1924).

Em 1929 ingressou definitivamente para o quadro redactorial daquele diário portuense, e anos depois foi escolhido para chefe de redacção, lugar que ocupava em 1952.

Em paralelo ao trabalho absorvente no jornal, desenvolve projetos próprios, como o demonstram as diversas obras literárias que deixou, tendo ganho vários prémios literários e jornalísticos.

De 1949 a 1951 foi o diretor do "Actualidade", jornal semanal cultural e associativo, de propriedade da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.[1]

Apaixonado pela Música, dirigiu durante anos o mensário de canto coral "Orfeu" e foi crítico musical de "O Comércio do Porto".

Primoroso e fluente orador, espírita convicto, frequentava a Sociedade Portuense de Investigações Psíquicas, atuando muitas vezes como elo entre o Movimento Espírita e os periódicos citadinos, na publicação de notícias que aos Espiritismo se referiam.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • ROCHA, Hugo. Requiem" por um amor doutro mundo e outras histórias, novelas e contos. Porto: Lello & Irmão, 1977. il. 253 p.

Notas

  1. «Actualidade». Direcção-Geral de Arquivos. Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Consultado em 7 de junho de 2011 [ligação inativa]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário cronológico de autores portugueses, vol. IV, p. 330-332.
  • VASCONCELOS, Manuela. Grandes Vultos do Movimento Espírita Português.