Saltar para o conteúdo

Hugues Loubenx de Verdalle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugues Loubenx de Verdalle
Cardeal da Santa Igreja Romana
Hugues Loubenx de Verdalle
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Ordenação e nomeação
Cardinalato
Criação 18 de dezembro de 1587
por Papa Sisto V
Ordem Cardeal-diácono
Título Santa Maria no Pórtico de Otávia
Brasão
Dados pessoais
Nascimento castelo de Loubenx
13 de abril de 1531
Morte Valletta
4 de maio de 1595 (64 anos)
Nacionalidade italiano
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Hugues Loubenx de Verdalle (castelo de Loubenx, 13 de abril de 1531 - Valletta, 4 de maio de 1595) foi um cardeal do século XVII

Nasceu em castelo de Loubenx em 13 de abril de 1531. De uma família nobre originária de Carcassonne. Seu primeiro nome também está listado como Hughes e Hugues; e seu sobrenome como Lubens.[1]

Estudou letras, eloquência e militaris virtutis[1].

Início da vida

[editar | editar código-fonte]

Ingressou na Ordem Soberana de Malta, 1547. Distinguiu-se no cerco de Zara em 1552. Comendador do Granaro, 1554-1557; e comandante de artilharia durante o cerco de Malta, maio e setembro de 1565. Grão-prior da ordem em Toulouse. Comandante de Pézenas. Embaixador da ordem perante a Santa Sé, 1579; nesse mesmo ano, meirinho conventual da Langue de Provence (um dos sete ramos ou línguas da ordem); o último cargo carregava o título de grande comandante, bem como os cargos de controle de contas, tesouraria e governo do arsenal. Eleito 52.º (3) Grão-Mestre da Ordem Soberana Militar e Hospitaleira de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta, 12 de janeiro de 1582 até sua morte em 4 de maio de 1595.[1].

Ordens sagradas

[editar | editar código-fonte]

(Nenhuma informação encontrada).[1].

Criado cardeal diácono no consistório de 18 de dezembro de 1587; recebeu o gorro vermelho e a diaconia de S. Maria no Pórtico Octaviae , a 15 de janeiro de 1588. Prefeito das Galeras Papais. Ele reformou a ordem e pediu a Jacopo Bosio que escrevesse sua história, Historia Equitum S. Ioannis Hierosolymitani . Não participou do primeiro conclave de 1590 , que elegeu o Papa Urbano VII. Não participou do segundo conclave de 1590 , que elegeu o Papa Gregório XIV. Não participou do primeiro conclave de 1591 , que elegeu o Papa Inocêncio IX. Não participou do conclave de 1592 , que elegeu o Papa Clemente VIII.[1].

Morreu em Valletta em 4 de maio de 1595, às 17h. Seu corpo foi embalsamado e vestido com vestes de cardeal, incluindo uma mitra lisa de damasco branco, luvas, o anel que lhe foi dado pelo Papa Sisto V, meias roxas e um par de chinelos de cetim rosa. Um crucifixo foi colocado em seu peito; perto da mitra, o chapéu do cardeal e à sua direita uma espada conforme prescrito pelo Cerimoniale Romano anteriormente adotado no funeral do Grão-Mestre Cardeal Pierre d'Aubusson. As exéquias solenes foram realizadas na Igreja Conventual de S. Giovanni Battista, Valletta, no sábado, 6 de maio. Ele foi sepultado na mesma igreja[1].

Referências

  1. a b c d e f «Hugues Loubenx de Verdalle» (em inglês). cardinals. Consultado em 30 de novembro de 2022