Hylaeorchis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaHylaeorchis
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Hylaeorchis
Espécies
Hylaeorchis petiolaris

Hylaeorchis é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto Romero & Carnevali em 2000, publicado em Orchids, ed. 2: 1136. A Hylaeorchis petiolaris (Schltr.) Romero & Carnevali, antes Maxillaria petiolaris Schltr. é sua espécie tipo. O nome do gênero vem de hylaea, floresta, e orchis, no caso orquídea, em referência ao fato desta espécie habitar a floresta Amazônica.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Este gênero conta somente uma espécie epífita, de crescimento cespitoso, antes subordinada ao gênero Maxillaria, mas que estudos recentes revelaram muito mais próxima de Bifrenaria e Scuticaria e existe apenas na Amazônia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresenta rizoma curto, revestido de Baínhas, com raízes filiformes, pseudobulbos pequenos, agregados, levemente ovóides e bastante alongados, com um uma única folhas, comparativamente grande, longamente pseudopeciolada, pela frente com depressão bastente visivel de sual nervura central. A inflorescência solitária nasce das axilas das Baínhas dos pseudobulbos, em regra diversas ao mesmo tempo, com pequenas flores que lembram as da Mormolyca rufescens.

As flores são pequenas e frágeis, rosadas, eretas, com labelo vináceo de margens brancas ou amarelado. As sépalas são parecidas, não se abrem muito, as laterais alargadas na base formanto pequeno mento com o pé da coluna. As pétalas, tem o mesmo comprimento que a sépala doral, mas bem mais estreitos. O labelo, do mesmo comprimento que das pétalas, é levemente trilobado, lobos laterais algo levantados, com espessamento linguiforme no disco. A coluna é comparativamente bastante grande e espessa, com prolongamento podiforme e grande antera terminal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.