Hystrix cristata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHystrix cristata
Porcos-espinho (Hystrix cristata) no Zoológico

Porcos-espinho (Hystrix cristata) no Zoológico
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Hystricidae
Género: Hystrix
Espécie: H. cristata
Nome binomial
Hystrix cristata
(Linnaeus, 1758)

O Porco-espinho-de-crista-africano, (Hystrix cristata), é uma espécie de roedor da família Hystricidae. Pode ser encontrado no norte da África e na Itália e Sicília.

Características[editar | editar código-fonte]

Hystrix cristata - Crânio

O porco-espinho-de-crista-africano é um animal robusto, de pernas curtas, que se movimenta de forma lenta. É um mamífero e vertebrado, mede de 60 a 80 cm e chega a pesar de 18 a 20 quilos de peso. Tem o revestimento do corpo de espinhos que medem 10 cm e estão presentes em todo o seu corpo, sua cor varia de marrom-acinzentado a marrom-escuro ou enegrecido. Os espinhos geralmente são brancos com pontas pretas e não possuem farpas como os do porco-espinho da América do Norte, cujos espinhos têm farpas em suas arestas. Usa seus espinhos para se defender de predadores como: leões e leopardos. Quando se sentem ameaçados os porcos espinhos podem grunhir ou bater as patas traseiras como um alerta. Também arrepia os espinhos e agita-os. Seus espinhos se desprendem facilmente e podem atingir a pele do inimigo, ferindo o inimigo gravemente ou até matá-lo.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A fêmea após uma gestação de cerca de dois meses, dá à luz de um a quatro filhotes que nascem com os espinhos ainda moles, cerca de sete meses depois. Pode ter um ou dois filhotes por gestação.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se de frutas, raízes e cascas de árvores.

Habitat[editar | editar código-fonte]

O porco-espinho-de-crista-africano é solitário e vive em tocas no solo feitas por aardvarks. Algumas espécies de porco-espinho vivem em árvores ou em troncos ocos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • WOODS, C. A.; KILPATRICK, C. W. Infraorder Hystricognathi. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 2, p. 1538-1600.
  • GRUBB, P.; AMORI, G.; de SMET, K.; BERTOLINO, S. 2008. Hystrix cristata. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 11 de novembro de 2008.
  • Bio Mania. <www.biomania.com.br>. Acessado em 27 de setembro de 2015.
  • Britannica Escola. <escolabritanicca.com.br> Acessado em 27 de setembro de 2015.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Hystrix cristata
Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

/