Idelette de Bure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Idelette de Bure por Xavier Wurth

Idelette Stordeur de Bure, ou Boer (? 1505 - 29 de Março de 1549) nascida por volta de 1505, em Guelderal, província oriental da Holanda espanhola, morreu em abril de 1549 em Genebra, é conhecida como a esposa do reformador francês João Calvino, com quem se casou em Estrasburgo.

Ela se casou em 1525 com seu primeiro marido Jean Storder, um dos líderes anabatista da cidade, na igreja Sainte-Véronique, e eles tiveram dois filhos, um filho e uma filha. A família se refugia em Basileia, depois da revolta do Rivageois, por razões politico-religiosas. O casal Storder tornou-se associado a Calvino em 1535, e Jean Stordeur aderiu à teologia reformada calvinista, mais moderada do que a teologia anabatista. Quando Storder morreu da peste bubónica, Idelette e seus filhos se instalam em Estrasburgo.

Ela casou com Calvino em setembro de 1540, na presença dos deputados Neuchâtel e Valangies, e provavelmente de alguns refugiados belgas. Quando Calvino foi chamado para Genebra, a família mudou-se para a casa localizada rue des Canons. Ela morreu em 1549. João Calvino escreve sobre ela que era uma ajudante fiel em seu ministério e a melhor amiga de sua vida.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.