Ignaz Döllinger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ignaz Döllinger
Nascimento 27 de maio de 1770
Bamberga
Morte 14 de janeiro de 1841 (70 anos)
Munique
Residência Alemanha
Sepultamento Alter Südfriedhof
Cidadania Alemanha
Alma mater
Ocupação botânico, professor universitário, fisiólogo, anatomista
Prêmios
Empregador Universidade de Munique, Universidade de Würzburgo

Ignaz Döllinger (Bamberg, 27 de maio de 1770Munique, 14 de janeiro de 1841) foi um médico, anatomista e fisiologista alemão. Foi um dos primeiros professores que compreendeu e tratou a medicina como uma ciência natural.

Ignaz Döllinger, filho de um médico e professor universitário, iniciou seus estudos na sua cidade natal, continuando-os em Würzburg, Pavia e Viena antes de retornar para Bamberg. Após obter seu título de doutor em 1794 assumiu a cadeira de fisiologia e patologia geral em Bamberg. Em 1803 tornou-se professor de anatomia e fisiologia em Würzburg. Em 1823 transferiu-se para Munique, onde lecionou na Academia e posteriormente na universidade quando ela se transferiu de Landshut para a capital. Seus melhores e mais conhecidos estudantes foram Karl Ernst von Baer, Lucas Schönlein, Christian Heinrich von Pander e Lorenz Oken.

A importância de Döllinger vem de suas contribuições à compreensão do desenvolvimento humano e da anatomia comparativa, baseada em seu conhecimento em todas as áreas de morfologia e de fisiologia. Foi dos primeiros investigadores que percebeu e tratou a medicina como uma ciência natural - seu trabalho sobre circulação do sangue, sobre os processos secretórios e sobre os primeiros estágios do desenvolvimento embriológico foram exemplares.

Sepultado no Alter Südfriedhof em Munique.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) médico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.