Igreja Matriz do Bonfim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Igreja do Bonfim.


Igreja Matriz do Bonfim
Igreja Matriz do Bonfim
Construção século 19
Estilos arquitetónicos Neoclássico
Promotor José Luís Nogueira Júnior, José Geral da Silva Sardinha
Aberto ao público Sim
Património Nacional
Classificação Logotipo Anta Vilarinho PT.png Homologação do património
SIPA 21952
Estado de conservação Bom
Geografia
País  Portugal

A Igreja Matriz do Bonfim situa-se na freguesia do Bonfim, cidade do Porto.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Igreja Matriz do Bonfim, remonta à existência de uma capela no local onde hoje se ergue a igreja, e que se conhece desde 1786. A actual igreja foi construída por causa da inaptidão da capelinha face ao que era exigido dela, numa freguesia anexada pela cidade e que cada vez mais sentia o acelarar da modernidade e da industrialização. A população aumentava e era preciso construir nova igreja. A actual igreja nasceu dessa necessidade e foi construída entre 1874 e 1894, tendo sido consagrada a Santa Clara e ao Senhor do Bonfim.

Fachada e interior[editar | editar código-fonte]

A igreja é relativamente simples, tendo no corpo central várias janelas e uma porta central. Sobre a porta está a legenta Domino Iesu Dicata ("dedicada ao Senhor Jesus") e sobre as janelas que ladeiam a porta estão as legendas Non est hic aliud nisi domus dei et porta coeli ("não é outro lugar, senão a casa de Deus e a porta do céu") e ainda Cantate domino canticum novum quia mirabilia fecit ("Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas"). Sobre o corpo central, um frontão triangular com o Cordeiro no tímpano remata a fachada e é encimado pela estátua da Fé. A fachada é ladeada pelas duas torres sineiras de quarenta e dois metros de altura.

O interior é simples, estando a nave coberta por uma abóbada ornamentada com estuques. O altar-mor de gosto neoclássico e tem um painel que representa o Calvário, pintado por Júlio Costa. O Órgão foi construído em 1817 para o Mosteiro de Avé Maria, que foi destruído, e donde veio para o Bonfim.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Igreja de Bonfim (Porto Turismo)

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.