Igreja de São Bento da Cividade (Golpilheira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de S. Bento da Cividade
Igreja de São Bento da Cividade (Golpilheira)
Nomes alternativos Igreja de S. Bento
Ermida de S. Bento da Cevidade
Igreja de S. Bento da Cividade
Tipo Igreja
Início da construção Século XVI
Religião Catolicismo
Diocese Leiria-Fátima
Património Nacional
DGPC 71629
SIPA 1821
Património nacional
Classificação IIM
Data 1 de Setembro de 2011
Geografia
País Portugal Portugal
Localidade Golpilheira, zona da Cividade
Coordenadas 39° 41' 28.18" N 8° 41' 58.07" O

A igreja ou ermida de S. Bento da Cividade situa-se na freguesia da Golpilheira, no município da Batalha, em Portugal. Serve a população da zona da Cividade ou Cevidade, a norte da Golpilheira em si, e encontra-se num adro descoberto elevado em relação à povoação.

Arquitectura e história[editar | editar código-fonte]

A igreja foi construída no século XVI sobre vestígios de uma ermida primitiva, e encontra-se rebocada exteriormente. A fachada principal está orientada para oeste, destacando-se o alpendre, de 1582, apoiado em colunas toscanas e pilares prismáticos dispostos sobre um murete aberto à frente e dos lados. Esta saliência é coberta por telhado de três águas, o que contrasta com o do resto do templo, que é de duas águas. A fachada em si contém um portal de verga recta com cornija e duas pequenas janelas de cada lado. A frontaria termina em empena com uma cruz de pedra no topo e uma torre sineira sobre plinto à direita. Na parede sul, abre-se uma porta, entre dois contrafortes. A sacristia foi construída, tal como o alpendre, em finais do século XVI, e a sua porta de entrada está à esquerda do alpendre.

Quanto ao interior, a nave é coberta por tecto em madeira, e as paredes são tingidas de branco e cobertas, na parte de baixo, por azulejos azuis e brancos. A pia baptismal encontra-se do lado direito, e a capela-mor surge destacada da nave ao elevar-se sobre um degrau e ao estar separado por um arco triunfal. A sua parede tem duas mísulas e, no centro, a figura de Cristo na cruz.

Em 1986, durante obras de restauro, achou-se uma imagem possivelmente de São Domingos, algo relacionado com a Capela ter servido de ermida aos frades dominicanos do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

A 1 de Setembro de 2011, a igreja de S. Bento foi declarada edifício de Interesse Municipal. [1][2]

Galeria[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1821
  2. GOMES, Saul António (2009). Golpilheira Medieval (Concelho da Batalha) – Documentos Históricos. Golpilheira: Jornal da Golpilheira, Município da Batalha. ISBN 9789898158604