Igreja de São Luís dos Franceses (Lisboa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja de São Luís dos Franceses em Lisboa

A Igreja de São Luís dos Franceses é uma igreja situada no Beco de São Luís da Pena, na imediações da Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.

A igreja foi fundada em 1552 sob a invocação de São Luís, rei de França, destinando-se a servir de local de culto à comunidade francesa residente em Lisboa.[1]

As obras foram concluídas em 1622. A igreja sofreu grandes danos com o terramoto de 1755 e o incêndio subsequente. Em 1768 colocaram-se os três altares marmóreos de fabrico italiano, executados pelo escultor genovês Pasquale Bocciardo (1705-1791) segundo encomenda de Luís XV de França.

No século XIX o imóvel passou para a posse do Estado Francês, sendo aqui instalado em 1882 um órgão realizado em Paris por Aristide Cavaillé-Coll.

No andar superior da igreja, em três salas, funcionava o Hospital de São Luís, pertença da Confraria do Bem-aventurado São Luís, que tinha por objectivo o socorro de todos os franceses pobres e necessitados de auxílio médico. Este hospital situa-se actualmente no Bairro Alto.[2]

Em 2011 o monumento beneficiou de um restauro completo, graças à colaboração entre o Estado francês, o Conselho da Fábrica da igreja e os mecenas Crédit Agricole, Banco Espírito Santo, Bouygues Immobilier e Alstom.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

http://www.saint-louis-des-francais.org/

Referências

  1. SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 808-810.
  2. «RevelarLX». Consultado em 3 de março de 2016. 
  3. Ver notícia em: http://www.ambafrance-pt.org/Inauguracao-do-restauro-do
Ícone de esboço Este artigo sobre Lisboa é um esboço relacionado ao Património, integrado no Projecto Grande Lisboa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.