Igreja do Senhor Bom Jesus (Itu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inicialmente no local da atual Igreja do Senhor Bom Jesus, uma capela foi construída em 1610 no período da fundação de Itu, por Domingos Fernandes e seu genro Cristóvão Dinis. Essa capela foi erguida em devoção a Nossa Senhora da Candelária, e servindo de Matriz por muitos anos. Entre os anos de 1763 e 1765, a capela em ruínas foi reconstruída por Padre Manoel da Costa Aranha e mantém desde então imagem original da Igreja do Senhor Bom Jesus. Sua construção apresenta características barrocas, mais simples em comparação a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, também em Itu. Datada de 1896, uma reforma na fachada da Igreja, orientada por Padre Bartolomeu Tadei e pelo arquiteto Louis Marins Amirat adotando estilo neoclássico em sua fachada, imitando as linhas da Basílica de São João de Latrão em Roma.

Aquitetura[editar | editar código-fonte]

Fachada da Igreja Nosso Senhor Bom Jesus em Itu

Possui em seu topo, quatro estátuas evangelistas, cada qual com seus animais simbólicos, segundo visão do profeta Ezequiel[1]:

As inscrições em latim na sua fachada significam: Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera.[2]

Visão das inscrições em latim na fachada da Igreja Nosso Senhor Bom Jesus em Itu

Artes[editar | editar código-fonte]

Altar mor

O altar mor da igreja foi feito em madeira de lei pintada na cor branca, com entalhes e filetes em ouro e prata, e luminosidade natural. A igreja possui um santuário anexo possui colunas eretas, dispostas em arcos adornados em tons de prata e ouro, em seu centro o destaque é um zimbório com vidros coloridos que filtram a luz do sol em tons policromáticos em cada hora do dia. No altar do santuário está a estátua do Sagrado Coração de Jesus aparecendo à Santa Margarida Maria Alacoque, a coroa de realeza do Sagrado Coração é de ouro puro e diamantes, ambas as estátuas vieram da França, o altar é de mármore e estão com seis candelabros gravados em ouro. Nas colunas da igreja há um elemento em particular, são os entalhes em formatos de ramos de café que representava a riqueza do Brasil na época.[1]

Altar santuário - ramos de café nas colunas

Referências

  1. a b «SANTUÁRIO DO BOM JESUS – ITU». Portal Aventuras. 11 de agosto de 2014. Consultado em 8 de março de 2023 
  2. «Igreja Senhor Bom Jesus». Cronicas Macaenses. Consultado em 8 de março de 2023