Igreja dos Santos Reis Magos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja dos Santos Reis Magos é uma igreja católica portuguesa localizada na freguesia de Fenais da Ajuda, concelho de Ribeira Grande, na ilha açoriana de São Miguel.

Esta igreja já existia no tempo de Gaspar Frutuoso, que escrevia: "Tem o lugar destes Fenais uma freguesia dos Reis Magos: paróquia, em que havia muitos e nobres fregueses".

O primeiro vigário desta freguesia chamava-se Bernardo de Froes. Até 1598, a verba destinada à construção desta igreja era relativamente pequena, pelo que, por alvará de 24 de Setembro daquele ano, foi aumentada.

Nos princípios do século XVII a freguesia aumentou de população, porque em 13 de Janeiro de 1614 a côngrua do vigário era bastante aumentada, ao passo que em 10 de Novembro de 1665 a referida verba para a fábrica também foi aumentada.

No ano de 1730, o vigário da freguesia, padre Joaquim de Sousa Cabral, tinha de ordenado seis moios e meio de trigo e uma quantia em dinheiro. Segundo se depreende das despesas feitas pela Fazenda Real nos anos de 1631 a 1775, esta igreja foi consertada na primeira metade do século XVIII, e a torre construída no ano de 1732. José Tavares igualmente informa que o templo foi restaurado por volta de 1732.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Jornal Açores, 1955.
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.