Ihei Kimura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ihei Kimura
Ihei Kimura
Nascimento 12 de dezembro de 1901
Tóquio
Morte 31 de maio de 1974 (72 anos)
Tóquio
Cidadania Japão
Ocupação fotógrafo
Prêmios
Ihei Kimura, 1941.

Ihei Kimura[1] (木村 伊兵衛 Kimura Ihei?, 12 de dezembro de 1901 – 31 de maio de 1974) foi um renomado fotógrafo japonês, que retratou Tóquio e a província de Akita.

Vida e trabalho[editar | editar código-fonte]

Nascido em 12 de dezembro de 1901 em Shitaya-ku (hoje Taitō), Tóquio, apaixonou-se pela fotografia desde cedo, mas foi aos vinte anos, quando morou em Tainan, Taiwan, trabalhando para uma empresa de açúcar, que seu interesse se aprofundou. Em 1924, ele inaugurou seu próprio estúdio fotográfico em Nippori, Tóquio. Tornou-se um pioneiro no uso da câmera Leica e na busca pelo "realismo" na fotografia com câmeras de 35mm. Durante a guerra, ele trabalhou na Manchukuo e para a editora Tōhō-sha, onde editou a revista de propaganda fotográfica Front.[2] Em 1950, ele assumiu a presidência da recém-criada Sociedade de Fotógrafos Profissionais do Japão [en] e, ao lado de Ken Domon, estimulou o espírito documental entre os fotógrafos amadores.

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu em sua casa em Nippori em 31 de maio de 1974, deixando um legado que foi homenageado com o Prêmio Ihei Kimura para novos fotógrafos. Seu trabalho ganhou reconhecimento internacional ao ser incluído por Edward Steichen na exposição mundial de 1955 do MoMA The Family of Man.[3][4] Ele ainda é muito admirado no Japão: suas fotografias são frequentemente publicadas na revista Asahi Camera.

Referências

  1. Ou Ihee Kimura. Na escrita romana, seu nome é mais comum como Ihei Kimura (ou Kimura Ihei) do que como Ihee Kimura (ou Kimura Ihee).
  2. «Make Magazines, Not War». Print [en]. 20 de maio de 2012. Consultado em 10 de setembro de 2022 
  3. I.e. "Paris"; full title Kimura Ihee shashinshū: Pari.
  4. Parr and Badger, p. 297.
Ícone de esboço Este artigo sobre um fotógrafo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.