Ilesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilesa
Ilesa está localizado em: Nigéria
Ilesa
Localização na Nigéria
Coordenadas 7° 37' N 4° 43' E
País Flag of Nigeria.svg Nigéria
Estado Osun (estado)

Ilesa (em iorubá: Iléṣà) é uma cidade localizada no sudoeste da Nigéria, tem cerca de 594 mil habitantes. Foi ocupada pelos britânicos entre 1893 e 1960. é também o nome de um estado histórico (também conhecido como Ijesha ou Ijesa) centrado em torno da cidade. O Estado era governado por um monarca com o título de Owa Obokun Adimula de Ijesaland. O estado de Ilesa consistiu na própria Ilesa e uma série de pequenas cidades vizinhas.

O Ijesa, um termo denotando também o povo do estado de Ilesa, fazem parte do atual Osun (estado) da Nigéria. Algumas das vilas populares de Ijesa são Ibokun, Erin Ijesa, Ipetu Jesa, Ijebu Jesa, Esa-Oke, Ipole, Ifewara, Ijeda, Iloko, Iwara, Erinmo, Iwaraja, Idominasi, Ilase, Igangan, Imo e muitas outras.

Centro comercial e produtor, situado em uma região em que o cacau, os produtos da palma, e inhames são produzidos e o ouro é extraído. Habitado por uma comunidade antiga a Yoruba, foi o principal centro militar durante as guerras civis dos yorubas. População estimada - 1995 - 369.000.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.