Ilha Jacquemart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ilha Jacquemart
NZOffshoreIslandsMap.png
Localização das ilhas Campbell a sul da Nova Zelândia
Coordenadas: 52° 37' 10" S 169° 7' 33" E
Geografia física
Arquipélago ilhas Campbell
Ponto culminante 200 m
Área 0,19  km²
Geografia humana
População 0
Jaquemart1.jpg
Vista da ilha Jacquemart

A ilha Jacquemart é uma pequena ilha rochosa e desabitada que pertence ao arquipélago das ilhas Campbell. Situada em 52°37′S, 169°7'30"E é geralmente considerada como a ilha mais austral da Nova Zelândia, mas de facto tal é o caso de um ilhéu sem nome 50 m a sul da ilha Jacquemart.

A ilha tem o nome do capitão Jacquemart que dirigiu uma expedição científica francesa às ilhas Campbell para observar o trânsito de Vénus.[1] A missão durou vários meses, estudando as ilhas e deixando mapas e toponímia insular.

A ilha Jacquemart pertence indiscutivelmente à Nova Zelândia, que reclama por via disto um território na Antártida que se estende até ao Polo Sul. Tal como outras reivindicações territoriais na Antártida, a jurisdição sobre a dependência de Ross não é internacionalmente reconhecida.

Referências

  1. Tobin, William. «The French Expedition to Campbell Island in 1874». Transit of Venus website. Consultado em 30 de agosto de 2012. Arquivado do original em 25 de maio de 2010. Adapted from I.S. Kerr -"Campbell Island: A History" (A.H. & A.W. Reed, Wellington, 1976)